Liga de Basquete Feminino

Maranhão Basquete se prepara para maratona de jogos na LBF

Em três dias, equipe fará dois jogos. Nesta segunda, MB enfrenta Barretos.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
(Paulo de Tarso Jr.)

SÃO LUÍS - O Maranhão Basquete nem bem estreou e já terá pela frente uma sequência forte de jogos na Liga de Basquete Feminino (LBF) – temporada 2014/15. Após ter estreado vencendo o Basquete Jaraguá por 66 a 59 no sábado (13), em São Luís, o time maranhense fará duas partidas fora de casa nos próximos três dias. Na segunda (15), o MB enfrenta o APAB/Barretos e, na quarta-feira (17), encara o ADCF Unimed na cidade Americana.

Com pouco tempo de treinamento, o novo time do MB está em busca de um melhor condicionamento físico e, uma sequência de três jogos seguidos, pode resultar em dificuldades neste início da LBF. No entanto, a comissão técnica do time está trabalhando para tentar diminuir o desgaste nestas três primeiras partidas seguidas no torneio.

De acordo com o preparador físico do time, Fabiano Furtado, essa sequência de jogos aliada às viagens prejudica um pouco o desempenho das jogadoras. Por isso, o trabalho da comissão técnica está voltado a minimizar este desgaste físico.

“Vamos ter uma sequência de três jogos. Então, o intervalo de recuperação de um jogo para outro, incluindo viagens, é muito curto. E, sabendo que tivemos pouco tempo de preparação, tivemos que tomar todos os cuidados necessários”, comentou Furtado.

Dentre os cuidados tomados, o preparador físico explica que tudo está sendo feito para que cada jogadora consiga suportar esta maratona inicial de jogos. “Tivemos pouco tempo para trabalhar, mas a gente tem se cercado dos cuidados necessários para que possamos minimizar esse pouco tempo de trabalho e, logicamente fazer, com que as atletas possam desempenhar um bom papel não só do ponto de vista físico, mas no ponto de vista técnico e tático. Estamos orientando quanto a uma boa alimentação, uma boa hidratação, criando estratégias para otimizar esta recuperação”, destacou.

Para a lateral Iziane Castro, o momento é de trabalhar forte e se adaptar a esta rotina que ocorrerá durante toda a temporada. “A gente tem que se adaptar a esta rotina e a essa sequência de jogar um dia sim e um dia não, viajar e voltar. A gente sabe que vai ser assim a temporada inteira e, por isso, temos que nos adaptar a essa rotina. A preparação física já está nos dando condições de estarmos bem preparadas para este tipo de competição. Agora é exercitar o que a gente sabe 100% e lutar pelas vitórias”, analisou a camisa 8 do Maranhão Basquete.

Após este início de três jogos consecutivos, o Maranhão Basquete voltará a jogar pela LBF somente no dia 14 de janeiro, quando visitará o Brasília/Basquetevizi. Este período sem jogos oficiais está sendo bastante aguardado pela comissão técnica para intensificar os trabalhos físicos do elenco.

“Vamos ter um período de quase um mês para trabalhar com a equipe. Todas as atletas já estarão juntas para estarmos dando um melhor padrão no quesito físico e nos aspectos técnico e tático do jogo”, concluiu Fabiano Furtado.

JOGOS DO MARANHÃO BASQUETE NO 1º TURNO

13/12/14 – Maranhão Basquete 66 x 59 Basquete Jaraguá

15/12/14 – APAB/Barretos x Maranhão Basquete

17/12/14 – ADCF/Unimed x Maranhão Basquete

14/1/15 – Brasília/Basquetevizi x Maranhão Basquete

17/1/15 – Maranhão Basquete x Presidente Venceslau

19/1/15 – Maranhão Basquete x São José/Colinas Shopping

22/1/15 – Sport Recife x Maranhão Basquete

24/1/15 – Uninassau/América x Maranhão Basquete

26/1/15 – Maranhão Basquete x Basketball Santo André/Apaba

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.