Liga de Basquete Feminino

Maranhão Basquete estreia com vitória sobre "caçula" da LBF

Iziane, com 27 pontos, foi a cestinha do jogo. MB volta a jogar na segunda-feira.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
Iziane anotou 27 pontos na vitória sobre o Basquete Jaraguá.
Iziane anotou 27 pontos na vitória sobre o Basquete Jaraguá. (Paulo de Tarso Jr.)

SÃO LUÍS – O sábado (13) foi de estreia na Liga de Basquete Feminino (LBF) – temporada 2014/15. Maranhão Basquete e Basquete Jaraguá (SC) finalmente entraram em quadra nesta edição da LBF, em jogo realizado no Ginásio Castelinho, em São Luís. E, jogando em casa, o time maranhense confirmou o favoritismo e começou com vitória no torneio nacional: 66 a 59.

Apesar do triunfo, o time maranhense teve altos e baixos durante a partida contra o “caçula” da LBF. Mesmo assim, o Maranhão Basquete controlou o jogo do início ao fim estando sempre à frente do placar.

Assim como nas temporadas anteriores, o destaque do MB foi a lateral Iziane Castro. Com 27 pontos anotados, sendo 12 em bolas de três, a maranhense foi a cestinha da partida. Quem também teve boa atuação foi a também maranhense Maria Cláudia, que aproveitou os 24 minutos que esteve em quadra. A ala anotou 10 pontos.

Pelo lado do Basquete Jaraguá, Leila, com 13 pontos, e Maria Augusta, com 12, foram as principais pontuadoras do jogo.

As duas equipes voltam a quadra nesta segunda-feira (15). O Maranhão Basquete visita o APAB/Barretos, enquanto que o Basquete Jaraguá enfrentará o Brasília/Basquetevizi. As duas partidas estão marcadas para as 20h (horário de Brasília).

O jogo

O jogo começou com as duas equipes correndo bastante e mesclando bons lances com alguns erros de passe ou de finalização. Na sequência, valeu a maior experiência do time maranhense, que contou com boa performance da lateral Iziane Castro para abrir vantagem e fechar o período sete pontos na frente: 19 a 12.

No segundo quarto, o jogo ficou equilibrado, com as duas equipes melhorando o poderio ofensivo, mas cometendo ainda alguns erros de precipitação. Nos minutos finais, os times cresceram e o Basquete Jaraguá conseguiu algumas recuperações de bola para baixar um pouco a diferença e equilibrar ainda mais as ações, com bom rendimento da argentina Sthefany Thomas: 16 a 18.

Na volta do intervalo, o Maranhão Basquete começou melhor, mas logo a equipe catarinense se recuperou, ficando apenas um ponto atrás, contudo, os dois times seguiram errando nas ações ofensivas. Na parte final do terceiro quarto, as equipes alternaram erros e acertos, quando apareceu novamente a experiente Iziane Castro, que foi eficiente nas ações ofensivas e manteve a sua equipe no comando do marcador (17 a 13).

Nos dez minutos finais, a equipe catarinense não conseguiu manter o mesmo ritmo dos quartos anteriores e o Maranhão Basquete, da técnica cubana Lisdeivi Pompa, aproveitou para garantir o resultado positivo, com boas performances da ala Maria Claudia e da pivô Êga Garvão, ambas pelo time da casa, e Sthefany Thomas, em favor do visitante (14 a 16).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.