Stock

Após temporada de estreia, Rafael Suzuki almeja voos mais altos na Stock Car

Rafael Suzuki representa o Maranhão na Stock Car.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Foram sete anos competindo no automobilismo internacional em categorias importantes para seu desenvolvimento como piloto. Depois de duas corridas na hoje extinta F3 Sul-Americana, Rafael Suzuki desbravou fronteiras e competiu na F3 Asiática, entre 2007 e 2008, na F3 Alemã, nos dois anos seguintes e, na terra dos seus antepassados, conquistou vitórias, crescimento e muita experiência em dois anos na F3 Japonesa. Em 2013, iniciou uma transição que representou um marco na sua carreira ao trocar os monopostos (carros de fórmula) para correr no turismo. Em grande estilo, o paulista radicado em São Luís guiou um McLaren no Campeonato Europeu de GT (GT Open) e venceu em circuitos tradicionais como Silverstone, Nürburgring e Monza, ficando em 3º no campeonato.

Mas quis o destino que 2014 reservasse a Suzuki um retorno para casa. No entanto, a volta ao Brasil não foi um retrocesso na carreira, muito pelo contrário. “Claro que todo piloto sonha em estar na Formula 1, mas meu principal objetivo, desde que comecei a me destacar no automobilismo, era viver do esporte, ser um piloto profissional. Toda a bagagem que acumulei nos anos de Europa e Ásia me ajudaram a amadurecer e evoluir em todos os sentidos, e vi na Stock Car, no Brasil, a melhor oportunidade para dar sequência a minha carreira", explica Rafael, que aceitou o convite de Duda Pamplona, veterano piloto e dono da equipe carioca para competir na temporada 2014 da categoria.

Missão dada é missão cumprida, pois. Desde que confirmou sua participação na Stock Car nesta temporada, Rafael Suzuki aprendeu os segredos de um carro “cheio de manhas” e conseguiu evoluir em cada uma das 12 etapas do campeonato. Obviamente, o começo não foi fácil, já que a maioria das pistas brasileiras era uma novidade, e o carro da Stock Car é muito diferente dos carros guiados em anos anteriores. A adaptação veio com muito trabalho e vontade de dar o próximo passo para se firmar na categoria.

A primeira corrida foi atípica e inédita não apenas para Rafael, mas para todos os pilotos da Stock Car. A temporada começou em Interlagos, mais importante palco do automobilismo nacional, em uma corrida de duplas, em que cada titular teria de convidar outro piloto. O parceiro de Suzuki foi Giuliano Losacco, bicampeão da Stock Car nos anos 2000 e essa escolha contribuiu bastante para o entender o comportamento do seu novo carro.

O primeiro ponto veio semanas mais tarde, em Santa Cruz do Sul, no interior gaúcho. Ao mesmo tempo em que lidava com as dificuldades naturais a um novato em uma categoria tão competitiva e de alto nível como a Stock Car (com média de 33 carros por prova), Suzuki ia evoluindo e aprendendo como crescer na categoria. “Às vezes, o comportamento do carro muda muito devido a condições externas, então isso dificulta a busca pelo acerto ideal. É assim para todo mundo, mas na Stock Car é ainda mais difícil devido ao nível técnico. Se você perde qualquer décimo de segundo, já pode ficar muito para trás”, conta o piloto.

Outro fator destacado por Rafael foi o quesito largadas. O piloto se lembrou do susto que viveu em Cascavel, onde obteve sua melhor posição no grid e abriu a prova em décimo. “Em nenhuma outra categoria que corri, não via tantos problemas nas largadas como aqui, então foi algo que tive de me acostumar. Se você ver os vídeos, vai notar que sempre procurei ser cauteloso e me defender das pancadas que acontecem, porque você pode acabar não só com a sua corrida, mas de outros pilotos também. Em Cascavel acabei levando um toque e rodei, poderia ter sido acertado por outros pilotos e sofrido um acidente grave, mas Deus me protegeu e escapei ileso”, lembrou.

Curiosamente, depois de Cascavel, Suzuki figurou sempre entre os pontuadores de pelo menos uma das duas corridas da rodada dupla. O estreante usou de estratégia e bom ritmo e engrenou uma sequência positiva ao pontuar nas sete etapas seguintes: Curitiba, Velopark, novamente Santa Cruz do Sul, Tarumã, Salvador — única etapa no Nordeste - e, por fim, de novo Curitiba. O crescimento de Rafael em todas essas provas foi nítido: não apenas pela pontuação em série, mas também pela habilidade em escapar de incidentes e ganhar posições ao longo das provas. Na etapa derradeira da temporada 2014, ele passou ileso numa prova repleta de acidentes, se destacou em duelos com pilotos mais experientes na categoria e cruzou a linha de chegada em 8º lugar. Um resultado muito positivo para coroar um ano de muitos desafios e lições neste ano que se passou.

“Terminar o ano entre os dez melhores na última etapa foi um grande resultado para mim e também para todos da equipe ProGP. Foi um ano muito árduo, de trabalho duro, muito aprendizado. Ser competitivo numa categoria tão difícil como a Stock Car, com mais de 20 pilotos andando dentro do mesmo segundo em algumas provas, exige muita capacidade física e técnica, e conseguimos alinhar isso, mostramos um bom potencial. Tenho certeza que tudo o que aprendi em 2014, somado ao desenvolvimento e adaptação maior ao carro, fará toda a diferença no futuro”, afirma Suzuki.

Com esse pensamento, Rafael Suzuki não perde de vista seus objetivos para a temporada 2015 na Stock Car: “Pontuar regularmente e andar de forma consistente sempre entre os 15 melhores, daí para frente. Se levar em conta a forma como terminamos este ano, sei que é possível”, comenta. E, para Suzuki, o projeto na Stock Car é de longo prazo. "Estou muito feliz correndo aqui, é um carro muito interessante de guiar e uma categoria extremamente competitiva, tem também a proximidade com o público, que é bem legal. Então tenho planos de ficar por aqui por muito tempo, evoluindo sempre, e em breve brigando por vitórias e títulos na categoria."

Seu trabalho visando o ano que vem já começou, mas na semana que vem o piloto fará uma pausa nos preparativos para o próximo campeonato e vai acelerar no kartódromo do Parque Beto Carrero, em Penha, Santa Catarina. Entre os dias 10 e 13 de dezembro, Suzuki vai disputar as 500 Milhas de Kart da Granja Viana e defender o título conquistado em 2014. Esse será o quinto ano consecutivo que Rafael correrá na equipe de Rubens Barrichello, campeão neste ano na Stock Car, Tony Kanaan, entre outros vitoriosos pilotos brasileiros.

Para Suzuki, campeão brasileiro de kart em 2010, uma nova vitória nas 500 Milhas seria o desfecho perfeito para um ano que lhe trouxe ainda mais sabedoria e crescimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.