Campeonato Brasileiro

Atlético-MG dá show e volta a golear o Flamengo

Com dois gols, Luan foi o grande destaque do Galo na partida.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
(Bruno Cantini / CAM)

BELO HORIZONTE - A torcida atleticana que foi ao Independência nesta quarta-feira ficou satisfeita com o show presenciado. O Atlético-MG dominou as ações contra o Flamengo e aplicou uma goleada por 4 a 0, mostrando que o clube segue forte na briga pelo G-4 do Campeonato Brasileiro.

O técnico Levir Culpi escalou força máxima, inclusive com Diego Tardelli, que atuou com efeito suspensivo concedido de última hora, e impôs o mando de campo com autoridade no Horto.

A pressão atleticana resultou em gol de Luan aproveitando um corte errado da zaga carioca. Ainda no primeiro tempo, Tardelli, que só soube que iria jogar pouco antes da partida, marcou em cobrança de pênalti. Na etapa final, Luan voltou a balançar as redes e Dodô fechou a goleada.

Com a vitória, o Galo chega aos 61 pontos e volta ao G4 do Brasileiro. Já o Flamengo, segue estacionado nos 47 pontos e sem pretensões no restante da competição.

Na sequência do Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG terá compromisso contra o Internacional no Beira Rio, mas para este jogo, o Galo deverá usar uma formação de reservas, priorizando a decisão da Copa do Brasil, dia 26 deste mês, contra o arquirrival Cruzeiro, no Mineirão. Já o Flamengo vai medir forças contra o Criciúma, domingo, no estádio Castelão.

O duelo no Horto começou bastante movimentado, com as duas equipes perseguindo o gol desde o início. Disposto a dar o troco pela eliminação na Copa do Brasil, o Flamengo não ficou recuado e tentou agredir o Galo, mesmo jogando fora de casa. Atuando com o que tem de melhor, os atleticanos promoveram a já tradicional troca de posições entre os atacantes, dificultando a vida dos cariocas.

Aos sete minutos, Tardelli arrancou em velocidade, deixou os marcadores na saudade e bateu cruzado, Luan chegou um pouquinho atrasado na jogada desperdiçando ótima chance. Após este lance, o Atlético-MG parece ter se animado, isso porque, o time de Levir Culpi adiantou as linhas de marcação em uma clara tentativa de acuar os flamenguistas.

Não demorou muito para o Galo voltar a criar mais uma ótima oportunidade de balançar as redes. Dessa vez, foi o lateral Douglas Santos que fez jogada individual e mandou a bomba com a canhota, acertando o travessão de Paulo Victor. Com problemas na transição do meio-campo para o ataque, o Flamengo produziu muito pouco ofensivamente.

Aos 19, Dátolo encontrou Carlos livre na área visitante. O atacante finalizou colocado, mas Paulo Victor se esticou todo para operar milagre no Independência, evitando a abertura do marcador. Com o Atlético-MG dominando as ações, o Flamengo só ameaçou nos contra-ataques, que foram escassos no primeiro tempo.

A pressão atleticana se transformou em gol aos 24 minutos, com Luan aproveitando um corte ruim da zaga do Flamengo. Rápido, o atacante alvinegro pegou de primeira na bola, estufando as redes dos cariocas e levando o torcedor à loucura nas cadeiras do Horto. Mesmo com a abertura do placar, o Galo seguiu dominando a partida e dando pouquíssimos espaços para os Rubro-Negros na etapa inicial.

Antes do intervalo, o abusado lateral Douglas Santos partiu para cima de Léo Moura e foi derrubado dentro da área, o árbitro Flávio Rodrigues de Souza não titubeou e marcou pênalti. Aos 44, Tardelli cobrou no canto direito de Paulo Victor, que pulou para o lado certo mais não evitou a ampliação da contagem.

Avassalador, o Galo voltou com tudo para a etapa final, promovendo uma verdadeira blitz contra a meta de Paulo Victor, que salvou o Flamengo em vários momentos da partida. Acuado e sem saída de bola, o time de Vanderlei Luxemburgo mostrou limitações e foi facilmente envolvido pelo Atlético-MG durante praticamente os 90 minutos.

Empolgada com a exibição da equipe alvinegra, os tradicionais gritos de olé contra os visitantes começaram a ser ouvidos no Horto antes mesmo da metade do segundo tempo. Trocando passes com eficiência e rapidez o terceiro gol era só questão de tempo, e ele veio aos 17, novamente com Luan, completando cruzamento de Dátolo.

No lance do gol, o atacante Luan se chocou com a trave e acabou se machucando, sendo substituído pelo jovem Dodô. Com o jogo já resolvido, os atleticanos diminuíram um pouco o ritmo, mesmo assim, o Galo seguiu com o controle total do confronto. Aos 27, a revelação atleticana Dodô também quis deixar sua marca e estufou as redes de Paulo Victor em chute cruzado, sacramentando a goleada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.