Jogos Escolares

Na base da superação, MA é ouro no futsal masculino dos JEJ

Time de Imperatriz venceu escola mineira na final por 2 a 1 de virada.

Imirante com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
Equipe de Imperatriz conquista medalha de ouro nos Jogos Escolares da Juventude.
Equipe de Imperatriz conquista medalha de ouro nos Jogos Escolares da Juventude. (Paulo de Tarso Jr.)

JOÃO PESSOA - Superação. Uma palavra que define a conquista do Colégio Graça Aranha, da cidade de Imperatriz, na Segunda Divisão do futsal masculino dos Jogos Escolares da Juventude – etapa de 15 a 17 anos, competição nacional realizada na cidade de João Pessoa, na Paraíba. Com direito a emoção e virada a dois minutos do fim, a equipe maranhense conquistou, no último sábado (15), a medalha de ouro do torneio escolar mais importante do país. A vitória por 2 a 1 na decisão contra o Colégio Pitágoras (MG) foi dramática.

Ao pisar na quadra do Ginásio da APCEF/PB, os garotos do Graça Aranha tinham a possibilidade de concretizar um sonho: a medalha de ouro nos Jogos Escolares da Juventude. Mas, como todo sonho para ter seu respectivo valor, é preciso ser conquistado com todas as forças. Forças que a equipe imperatrizense mostrou desde o início da competição.

Após mais de trinta horas viajando de ônibus de Imperatriz a João Pessoa, os meninos chegaram à capital paraibana a pouco mais de uma hora e meia de sua partida de estreia. O que para muitas equipes pudesse ser um fator para se lamentar, para os garotos do Graça Aranha foi motivo para se superar. Apesar do desgaste e do cansaço decorrentes da longa viagem, o time do Maranhão começava ali, diante do Colégio João Pedro Pedrossian (MS), a escrever sua linda e brilhante trajetória rumo ao inédito título nacional: vitória por 6 a 1 para dar moral para a sequência da competição.

No jogo seguinte, os maranhenses foram derrotados pelo Colégio São José (PE) por 5 a 2 e precisariam vencer, na última rodada da fase de grupos, o Colégio Nossa Senhora de Fátima (DF), atual campeão mundial da categoria. E, de nada adiantou o time de Brasília ter conquistado o título mundial. Em quadra, o Graça Aranha mostrou que resultado se faz dentro de quadra: vitória por 2 a 0 e vaga assegurada nas semifinais.

A final

O que antes era apenas um sonho, passou a se tornar realidade. Em uma partida taticamente perfeita, a escola de Imperatriz mostrou toda sua força. Massacrou a forte equipe do Colégio Manuel Duarte da Cunha (ES) por 7 a 1 e se classificou para o jogo mais importante de sua história. A final contra o Colégio Pitágoras (MG) tinha tudo para ser inesquecível.

E, quando a bola rolou pontualmente às 16h30 do último sábado, o sonho dos meninos que viajaram mais de trinta horas de ônibus em busca de uma medalha nos Jogos Escolares da Juventude merecia ser concretizado. Mas, como toda decisão, tinha de ser de forma dramática a conquista da tão cobiçada medalha.

E drama para o time maranhense começou logo no primeiro minuto de jogo. Em contra-ataque rápido, o Colégio Pitágoras abriu o placar: 1 a 0. O gol não desanimou o time maranhense, que partiu para o ataque e criava boas chances para empatar. Em contrapartida, a equipe mineira também era perigosa e acertou a trave em duas oportunidades.

O primeiro tempo chegou ao fim com vantagem para os mineiros, mas com as duas equipes lutando por cada bola, cada dividida. Na etapa final era preciso usar mais do que a técnica para vencer. Era preciso ir na raça, no coração. E, de tanto insistir, a equipe do Maranhão chegou ao empate a 9 minutos do fim do jogo, em uma bola que desviou no defensor mineiro e encobriu o goleiro: 1 a 1.

O empate levava a disputa para os pênaltis. Mas, para um time que estava se superando dentro de quadra, era importante vencer no tempo normal. E o tão esperado gol da virada veio a dois minutos do apito final. Graça Aranha 2 a 1. Nos minutos finais, o time maranhense se defendeu e segurou a vitória. A festa pela conquista da medalha de ouro estava pronta. Maranhão campeão da Segunda Divisão do futsal masculino dos Jogos Escolares da Juventude – etapa de 15 a 17 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.