Campeonato Brasileiro

Atlético-MG aproveita fator casa e vence o Botafogo

O Galo está na sétima posição do Brasileirão.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50
(Bruno Cantini / CAM)

BELO HORIZONTE - No estádio e no dia da Independência, Atlético-MG e Botafogo duelaram neste domingo, às 16 horas (de Brasília), em Belo Horizonte. As duas equipes se enfrentaram por objetivos distintos: o mineiro queria se aproximar dos quatro primeiros colocados da Série A do Campeonato Brasileiro, enquanto os cariocas queriam fugir da zona de rebaixamento. Os anfitriões ficaram com um homem a mais em campo e conseguiram a vitória por 1 a 0.

Os desfalques dos dois times acabaram prejudicando o andamento da partida. O primeiro tempo não teve muitas emoções. O Galo e o Glorioso se revezaram entre os campos de ataque e defesa em busca de espaço para chegar com perigo ao gol. As melhores chances vieram com os donos da casa, que tiveram a maior posse de bola.

Na volta dos vestiários, o Atlético ficou com um homem a mais em campo e, assim, o gol não demorou a sair. Aos 24 minutos do segundo tempo, após cobrança de escanteio no meio da área, Leonardo Silva subiu mais alto que Rodrigo Souto e cabeceou para o fundo das redes do clube carioca. Vagner Mancini ainda realizou alterações no Bota, mas não adiantou.

Com o resultado, o Atlético-MG fica em sétimo lugar na tabela de classificação do Brasileirão, com 30 pontos. Por outro lado, o Glorioso fica com 22 pontos, no 13º posto. Na próxima rodada, o Galo visita o Corinthians, na quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), na cidade de São Paulo. Enquanto isso, o Botafogo recebe o São Paulo na quarta-feira, às 22 horas (de Brasília), no estádio Mané Garrincha.

Sem seus principais jogadores em campo, Atlético e Botafogo protagonizaram um primeiro tempo regular. No início do confronto, os cariocas tiveram a maior posse de bola, mas chegaram com pouco perigo à defesa adversária. O Atlético ‘acordou’ depois e fez o goleiro Andrey trabalhar com mais intensidade.

Aos 19 minutos do primeiro tempo, Leonardo Silva lançou para Carlos nas costas da defesa do Botafogo. O atacante desviou de cabeça, na direção de Andrey, que agarrou a bola com tranquilidade. Logo depois, aos 20 da etapa inicial, Rafael Carioca tocou para Marcos Rocha na direita da área. O lateral cruzou de primeiro para Jô, mas o arqueiro do clube carioca chegou primeiro e fez a defesa.

Melhor na partida, até então, o Galo começou a ensaiar uma pressão sobre os adversários visitantes. Aos 23 da primeira etapa, Marcos rocha recebeu na esquerda e realizou o cruzamento para a área; Luan recebeu, dominou e armou o chute para o gol, mas a defesa botafoguense mandou a bola para escanteio. O Glorioso respondeu apenas dez minutos depois: Wallyson cruzou da linha de fundo e Edcarlos, quase debaixo do gol, teve que chutar para longe da pequena área.

Na volta dos vestiários, Dankler, que já tinha cartão amarelo, executou um carrinho perigoso em Carlos. O jogador recebeu a segunda advertência e acabou expulso de jogo. Os cariocas, a partir do primeiro minuto do segundo tempo, ficou com apenas dez homens em campo.

Com um jogador a mais, o Atlético-MG partiu para cima do Botafogo, mas ainda sentia os desfalques. Apesar disso, o gol não demorou a sair. Aos 24 minutos do segundo tempo, após cobrança de escanteio no meio da área, Leonardo Silva subiu mais alto que Rodrigo Souto e cabeceou para o fundo das redes do clube carioca.

Mesmo após marcar o gol, o Atlético-MG seguiu pressionando os adversários visitantes. Aos 35 minutos da etapa complementar, Marcos Rocha recebeu na direita e descolou um passe maravilhoso para Carlos na esquerda. O atacante emendou direto para o gol, Andrey defendeu, soltou e agarrou a bola novamente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.