Olimpíadas

Jorge Zarif desbanca Cielo e Zanetti, e é o melhor atleta de 2013

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h59

SÃO PAULO - Os concorrentes eram fortes. Entre os três indicados ao prêmio de Melhor Atleta de 2013 estavam César Cielo, vencedor de duas medalhas de ouro no Mundial de Natação, e Arthur Zanetti, detentor de um ano perfeito, vencendo todas as competições que disputou. O velejador Jorge Zarif, no entanto, surpreendeu. Em cerimônia realizada ontem (17), desbancou os dois competidores e levou o ‘Oscar’ do esporte brasileiro pela primeira vez.

Para definir os três finalistas em cada categoria, feminina e masculina, e os vencedores de cada modalidade, a COB organizou um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte. Esta comissão tem peso de 50% no resultado final, enquanto a outra metade é formada pela votação do público pela internet, encerrada apenas durante a realização da cerimônia do prêmio.

Jorge Zarif conquistou um feito histórico em 2013. Aos 20 anos, o velejador unificou os títulos da classe Finn em duas categorias pela primeira vez. Em julho, o brasileiro se tornou bicampeão mundial júnior, em Malcesine, na Itália. Já em Agosto, conquistou o Campeonato Mundial de Tallin, na Estônia. Desta forma, o melhor atleta do país em 2013 é também o mais jovem a levar as duas competições.

O título conquistado na Estônia também colocou fim a um jejum brasileiro. Desde 1972, um velejador não subia ao lugar mais alto do pódio em um Campeonato Mundial da classe Finn. Na ocasião, Jorg Bruder conquistou seu terceiro título de maneira consecutiva. Desde então, a melhor participação do país era de Carlos Biekarck, terceiro colocado em 1977.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.