Campeonato Brasileiro

Em ótima atuação, Botafogo faz 3 a 0 no Criciúma e se garante no G-4

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

RIO DE JANEIRO - O Botafogo garantiu a vaga no G-4 do Campeonato Brasileiro ao derrotar o Criciúma por 3 a 0, em partida disputada na tarde deste domingo, no Maracanã. O resultado fez o time alvinegro garantir a quarta posição com 61 pontos ganhos. Em ótima atuação, o Botafogo foi às redes com Lodeiro, Elias e Seedorf.

Para disputar a Libertadores, o Botafogo terá que torcer contra a Ponte Preta que decidirá, nesta quarta-feira, a Copa Sul-americana com o Lanús, da Argentina. Se o time paulista conseguir o título, vai ficar com a vaga, frustrando os planos da equipe de General Severiano. O Criciúma ficou com 46 pontos ganhos, na 16ª posição, e depende do resultado do Vasco, cuja partida ainda está em andamento.

O jogo – A partida começou com o Botafogo tomando a iniciativa, enquanto o Criciúma, muito fechado, tentava dificultar as manobras ofensivas da equipe carioca. Aos cinco minutos, o Botafogo chegou ao gol adversário em cobrança de falta executada por Edilson, mas a bola saiu. O time dirigido por Oswaldo de Oliveira atacava, quase sempre, pelo lado direito, com Edilson, que tinha a companhia de Seedorf para buscar as tabelas.

Aos nove minutos, o Botafogo abriu o marcador. Lodeiro bateu falta na área, a bola desviou em Matheus Ferraz e acabou entrando no gol defendido por Gallato.

O Criciúma partiu para o ataque e, aos 12 minutos, João Vitor chutou forte e Jefferson praticou grande defesa, espalmando para escanteio e evitando o gol do empate. O time catarinense tentava encurralar o adversário e o Botafogo apenas se defendia, buscando uma oportunidade para surpreender o Criciúma.

Aos 20 minutos, o Botafogo quase chegou ao segundo gol. Seedorf recebeu bom passe de Rafael Marques, se livrou da marcação, e chutou, mas a bola saiu com grande perigo.

O Criciúma adiantou a marcação e, aos 24 minutos, Lins recebeu na intermediária e arriscou, mas a bola passou longe do gol defendido por Jefferson.Sem condições de chegar à área alvinegra, o Tigre tentava os chutes de longa distância, como aconteceu aos 32 minutos com Wellington Paulista que arriscou, mas mandou longe do gol da equipe carioca.

Aos 35 minutos, o Botafogo colocou a bola nas redes, mas a arbitragem invalidou a jogada, marcando impedimento de Elias que concluiu para as redes depois de defesa parcial de Gallato. O clima esquentou quando Serginho atingiu Seedorf com violência e provocou a reação dos jogadores alvinegros. O jogador do Criciúma foi advertido com o cartão amarelo.

O Botafogo continuava melhor e, aos 43 minutos, quase ampliou. Julio Cesar fez ótima jogada pela esquerda e rolou para Lodeiro, mas o chute do uruguaio desviou na zaga.

O Botafogo voltou embalado para o segundo tempo e, antes do primeiro minuto, Lodeiro fez ótima jogada individual e chutou forte, mas a bola saiu. Aos quatro minutos, Renan experimentou de fora da área e Jefferson defendeu com segurança. Logo depois, João Vitor derrubou Lodeiro, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso da partida.

Aos oito minutos, o Botafogo quase marcou o segundo gol. Edilson bateu falta e a bola explodiu no travessão. Dois minutos depois, Rafael Marques recebeu lançamento de Edilson e ajeitou de peito para Julio Cesar que chutou cruzado e a bola saiu. A pressão deu resultado aos 22 minutos, quando o Botafogo marcou o segundo gol. Edilson cobrou falta, a bola bateu na barreira e sobrou para Dória. Gallato conseguiu defender parcialmente o chute do zagueiro, mas a bola sobrou para Elias empurrar para o fundo das redes.

O Criciúma desanimou com o segundo gol e o Botafogo quase ampliou aos 25, em bomba de Rafael Marques que Gallato defendeu, evitando o terceiro gol. O goleiro da equipe catarinense voltou a aparecer bem aos 34 minutos para segurar a conclusão de Bruno Mendes.

Aos 42 minutos, o Botafogo marcou o terceiro gol, através de Seedorf. O holandês se aproveitou da cobrança de falta executada por Júlio César para cabecear sem chances para Gallato, definindo o placar do jogo. Logo depois, Seedorf foi substituído e deixou o campo muito emocionado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.