Mundial de Basquete

Pinheiros perde para o Olympiakos e fica com o vice mundial

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 12h02

BARUERI - Depois de vencer o jogo de ida na sexta-feira, o Olympiacos mais uma vez mostrou superioridade e conquistou o título da Copa Intercontinental ao bater novamente o Pinheiros/SKY, neste domingo, por 86 a 69, no Ginásio José Corrêa, em Barueri.

De acordo com o regulamento, a soma da pontuação das equipes nos dois jogos determinaria o resultado final. Como venceu o primeiro duelo por 81 a 70, o time grego entrou em quadra neste final de semana podendo perder por até 11 pontos. Ainda assim, o ritmo forte foi mantido e a equipe confirmou o favoritismo.

O cestinha do confronto foi o ala Shamell, que marcou 27 pontos. Porém, quem foi eleito o MVP (melhor jogador) do torneio foi Vassilis Spanoulis, que se destacou na armação das jogadas e marcou apenas seis pontos no duelo.

O jogo

Sabendo que precisaria vencer com uma boa vantagem, o Pinheiros começou jogando bem, mas, mesmo em seu melhor quarto do jogo, ficou atrás dos adversários por um ponto. Enquanto os campeões da Euroliga mantiveram o nível, o time campeão da Liga das Américas não conseguiu manter o desempenho e foi para o intervalo perdendo por 42 a 33.

Na volta à segunda etapa, o Olympiacos se aproveitou das falhas da marcação dos adversários e passaram a aumentar a vantagem. Fazendo o básico no ataque e muito consistentes na defesa, eles terminaram o terceiro quarto vencendo por 64 a 50.

Mesmo com a situação adversa, o Pinheiros jogou bem durante parte do último quarto, mas teve pela frente uma equipe que só tinha o trabalho de administrar o placar para garantir o triunfo.

Com o resultado, a Grécia tem seu primeiro representante como campeão mundial. Disputada nos anos 70 e 80, a Copa Intercontinental voltou ao calendário neste ano e está prestes a ser confirmada para a próxima temporada. Em 21 edições disputadas, o único clube brasileiro campeão foi o Sírio, em 1979. Na ocasião, o técnico da equipe era o próprio Cláudio Mortari, treinador do Pinheiros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.