Automobilismo

"Ainda me assombra até hoje", diz Newey sobre morte de Senna

Gazeta Esportiva

- Atualizada em 27/03/2022 às 12h02

Atualmente na Red Bull, vendo sua equipe mais uma vez na liderança do Mundial de Construtores e com Sebastian Vettel prestes a se tornar tetracampeão, Adrian Newey tem muitos motivos para comemorar, mas ainda não esqueceu acontecimentos importantes e tristes do passado. Entre eles, a morte de Ayrton Senna, em 1994, é um episódio que deixa dúvidas na cabeça do projetista.

Na ocasião, Newey era projetista-chefe da Williams. Atualmente, quase 20 anos depois, ele afirma que ainda não sabe o que aconteceu no acidente com o brasileiro. “O que aconteceu naquele dia, o que causou o acidente, ainda me assombra até hoje. A causa foi a quebra da barra de direção ou foi um acidente?”, comentou o projetista à emissora BBC.

Campeão com a McLaren em 1988, 1990 e 1991, Senna foi para a Williams em 1994 em busca de melhores condições após não terminar com o título da temporada nos dois últimos anos. Para Newey, não ter correspondido às expectativas do piloto é uma de suas maiores frustrações.

“Havia uma aura sobre ele, algo difícil de descrever. Ele com certeza tinha presença. Acho que uma coisa que sempre vai me assombrar é que ele veio para a Williams porque tínhamos feitos carros bons nos últimos três anos e ele queria estar no time que pensava ter construído o melhor carro. E, infelizmente, o carro de 1994 não era bom”, afirmou.

Senna morreu no dia 1º de maio de 1994, no GP de San Marino, sua terceira prova do ano. Nas outras duas primeiras corridas, o fraco desempenho da equipe também já era constatado e o brasileiro sequer conseguiu completá-las. Ao longo do ano, a Williams se recuperou e conquistou o Mundial de Construtores, reação que também é lembrada pelo projetista.

“Ayrton tinha talento puro e determinação. Ele tentava levar aquele carro adiante e fazer coisas que não era capaz. E parece uma pena e tão injusto que ele estivesse nessa posição. E, claro, no momento em que corrigimos o carro, ele não estava mais conosco”, concluiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.