Copa das Confederações

Cultura foi principal atividade de estrangeiros que vieram para a Copa das Confederações

Imirante Esporte, com informações do MTur

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

SÃO LUÍS - Nos horários vagos entre um jogo e outro, a principal atividade de lazer do turista que veio para a Copa das Confederações foi cultural. É o que revela pesquisa realizada pela Embratur junto a estrangeiros que estiveram no país em junho para assistir à competição esportiva. Bairros históricos foram procurados por 50,8 % dos estrangeiros. Em segundo lugar, com 39,5%, estão os museus, casas de cultura e exposições. Cerca de 39% dos turistas optaram por passeios em monumentos. Os shows atraíram 15,5% dos visitantes.

De acordo com a pesquisa, conhecer bairros e regiões históricas foi o lazer preferido de 74,1% dos turistas que foram a Recife; de 62,5% dos que foram a Belo Horizonte; e de 58,2% dos que foram a Salvador. Já museus, casas de cultura e exposições foram a escolha de 69,4% dos que foram a Brasília; 55,7% dos que foram ao Rio de Janeiro; e 55,4% dos que foram a Belo Horizonte.

Monumentos foram visitados, no Rio de Janeiro, por 58% dos estrangeiros; em Belo Horizonte, por 55,4%; e, em Salvador por 40,5%. Os shows foram mais procurados pelos turistas em Fortaleza (40%) e Salvador (24,1%).

Edital prevê R$ 3 milhões para divulgação de festas populares

A pesquisa, feita com 453 entrevistados durante os dias da Copa das Confederações 2013, reforça a aposta da Embratur em ações culturais. Neste mês de setembro, será lançado edital no valor de cerca de R$ 3 milhões para que estados e municípios apresentem projetos de divulgação das festas. Já em agosto, a Embratur deu início a uma série de ações promocionais das Festas Juninas.

Em agosto, a série de ações foi lançada em Roma, com uma apresentação na Praça Navona do grupo Boi de Morros. “A autenticidade do folclore brasileiro, especialmente de grupos de bumba-meu-boi, surpreendeu os europeus. Os italianos e os demais turistas que aqui estiveram ficaram sabendo que o Brasil tem outras belas celebrações além do réveillon e do carnaval”, diz Delma de Andrade, coordenadora de Produtos e Destinos da Embratur, que acompanhou a ação.

Na mesma linha, o Ministério da Cultura lançou um edital, com inscrições abertas até 23 de setembro, que escolherá atrações culturais que se apresentarão durante a Copa do Mundo 2014. Os vencedores irão se apresentar durante as fan fests, espaço onde também há apresentações públicas dos jogos, em telão, que serão organizadas pela Fifa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.