Copa do Brasil

Flamengo e Grêmio "esquecem" Copa do Brasil e duelam no Brasileiro

Vicente Fonseca/Gazeta Press

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

RIO DE JANEIRO - Derrotados no meio de semana na Copa do Brasil e precisando inverter a situação para evitar uma eliminação, Flamengo e Grêmio mudam o foco neste sábado, quando, às 18h30 (de Brasília), se enfrentam no Estádio Mané Garrincha.

As duas equipes fazem campanhas bem distintas na competição. O Tricolor figura na terceira posição com 25 pontos, seis a mais que o Rubro-negro, que ocupa a 13ª colocação.

Na Copa do Brasil, o Flamengo perdeu por 2 a 1 para o Cruzeiro, em Belo Horizonte, enquanto o Grêmio caiu por 1 a 0 diante do Santos, na Baixada Santista. Porém, os dois adotaram um discurso de otimismo.

“O Flamengo teve um mau resultado no meio de semana, mas isso faz parte do passado, pois estamos totalmente focados na conquista de um bom resultado contra o Grêmio. O Campeonato Brasileiro também está entre as nossas prioridades e não podemos deixar essa competição de lado”, afirmou o meia Gabriel.

O Rubro-negro terá problemas na lateral direita. Leonardo Moura segue vetado por conta de uma lesão na coxa direita, enquanto o volante Luiz Antonio, que vinha sendo improvisado no setor, foi advertido com o terceiro cartão amarelo no empate sem gols com o São Paulo, na rodada passada, e terá que cumprir suspensão.

Assim, o técnico Mano Menezes poderá escalar o jovem Digão, único atleta do setor disponível. A outra possibilidade é improvisar novamente, dessa vez com o atacante Paulinho. No ataque, a diretoria pagará a multa para escalar Marcelo Moreno, que ainda tem seus direitos federativos ligados ao Grêmio e está apenas emprestado ao Flamengo.

Além disso, o meia Carlos Eduardo, autor do gol flamenguista na derrota para o Cruzeiro e que chegou a ser testado como titular para o confronto pelo Brasileiro, e o volante Elias sentiram dores na coxa esquerda e podem desfalcar o time carioca. Gabriel, que vinha sendo titular, deve ficar com a vaga caso o camisa 20 seja desfalque, enquanto Elias deve ser substituído por Val caso não possa atuar.

Apesar da derrota para o Santos, o Grêmio deve manter em Brasília o esquema 3-5-2 que vem funcionando no Brasileirão. “Se a cada derrota a gente for mudar, até o fim do campeonato teríamos uns 800 esquemas”, brincou o técnico Renato Gaúcho, após a partida na Vila Belmiro.

O treinador gremista deve repetir mais uma vez a escalação que bateu o Vasco, em São Januário, no sábado passado. Zé Roberto, Vargas e Adriano foram liberados pelo departamento médico do clube nesta quinta-feira, mas não viajarão até Brasília. Todos devem ser preparados fisicamente para estarem aptos a jogar a partida da próxima quarta, contra o Santos, na Arena.

Se na Copa do Brasil o Tricolor está em desvantagem, no Brasileiro a fase é muito boa. A equipe vem de três vitórias consecutivas, duas delas fora de casa (contra Bahia e Vasco) e uma na Arena (contra o Cruzeiro). Com 25 pontos, o Grêmio subiu nove posições nas últimas três rodadas, ocupando a 3ª colocação no certame.

Mesmo na derrota para o Santos, Renato Gaúcho gostou da atuação de seu time. “Fomos castigados, pois hoje a bola infelizmente não quis entrar. Tivemos todas as chances do mundo para ganhar. A bola pune. Tivemos oportunidade, mas não era o nosso dia, e o Santos soube aproveitar as chances que teve. Classifico os gols perdidos hoje como um acidente de trabalho. Mas gostei da equipe, que lutou, brigou e teve chances claras de gol”, explicou o técnico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.