Copa das Confederações

Manifestantes cumprem promessa e voltam a protestar em Brasília

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

Conforme prometeram em protesto diante do Mané Garrincha na sexta-feira, manifestantes voltaram às proximidades do estádio para se fazer ouvir no dia seguinte. Um grupo de centenas de pessoas, revoltado principalmente com os gastos públicos para a realização da Copa do Mundo de 2014, ostentou faixas e cartazes para reclamar em Brasília.

A manifestação novamente foi acompanhada de perto por intenso policiamento, que tentou proteger os bloqueios de avenidas feitos nos acessos ao Mané Garrincha – sem obter tanto sucesso. Quando os manifestantes avançaram, o Batalhão de Choque fez um cordão de isolamento diante da arena de Brasília e avisou para profissionais de imprensa se afastarem, temendo perder o controle da situação. Os jovens retrucaram com pedidos de paz (oferecendo flores, inclusive) aos policiais.

Na sexta-feira, quando houve a prisão de cinco pessoas após a queima de uma barricada de pneus, representantes da Polícia Civil do Distrito Federal já haviam alertado que não tolerariam “baderna” no dia do jogo entre a Seleção Brasileira e o Japão, o primeiro da Copa das Confederações.

Para os manifestantes de Brasília, o governo deveria estar mais preocupado com problemas sociais do que com o torneio da Fifa. O protesto deste fim de semana voltou a apoiar o movimento que se iniciou em São Paulo contra o aumento de tarifas de transporte público e culminou em cobranças para melhor qualidade de vida, com prioridades à educação, à saúde e à habitação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.