Série B

Palmeiras derrota Avaí e retorna ao G4 da Série B

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

ITU - O Palmeiras esteve longe de encantar, assim como a torcida, mais uma vez, não encheu o estádio Novelli Junior. Mas o Verdão se reabilitou da derrota de sábado, para o América-MG. Mesmo sofrendo um golaço de Márcio Diogo e sofrendo ao longo de todo o jogo, venceu o Avaí por 2 a 1 e se garantiu entre os quatro primeiros colocados ao final da quarta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Com três atacantes, o Palmeiras abriu o placar em belo sem-pulo de Leandro aos três minutos, mas ficou assistindo não só ao toque de bola do Avaí, mas também à arrancada de Márcio Diogo, que driblou quatro adversários – passando por Henrique duas vezes – para fazer um golaço aos 20 minutos.

Na base da raça, o Verdão continuou mantendo a tensão em seu torcedor, até que Ronny entrou aos 28 minutos, na única alteração ofensiva de Gilson Kleina no jogo, e, no minuto seguinte, marcou o gol da vitória. Até o apito final, aproveitando-se do cansaço adversário e afastando a bola de sua área, a equipe paulista garantiu os três pontos diante de menos de seis mil pagantes.

O Palmeiras atinge nove pontos e, no sábado, enfrenta o Sport às 16h20 (de Brasília), na Ilha do Retiro, no Recife, para pontuar e manter sua meta de se garantir no G-4 até o dia 11, quando o torneio para devido à disputa da Copa das Confederações. Já o Avaí, que perdeu seu lugar na zona de acesso, busca a reabilitação diante do Joinville, às 21h50 de sexta-feira, na Ressacada.

O jogo

Gilson Kleina voltou a apostar no 4-3-3 em casa, com Caio como centroavante e Leandro a Vinicius abertos nas pontas, mas o desempenho do meia Tiago Real e também do lateral direito Ayrton, surpresa na frente, acabaram fazendo o time perder o meio-campo. Ambos foram muito mal e deram espaço para o 4-5-1 do Avaí de Ricardinho deter a posse de bola.

O Verdão, contudo, mostrou algo que tem sido raro nesta temporada: foi letal na oportunidade que teve. Logo aos três minutos, Vinicius carregou a bola para a intermediária, pela direita, e lançou com precisão para Leandro, quase na pequena área, acertar um voleio sem-pulo no canto esquerdo do goleiro Diego, abrindo o placar com um belo gol.

Após ter suas redes balançadas, o Avaí só conseguiu manter a posse de bola, usando principalmente os experientes Marquinhos e Cléber Santana, por pouco tempo. Kleina se esgoelava na lateral para armar o time e foi atendido com o avanço da marcação e a troca de passes no campo adversário.

Mas a equipe anfitriã em Itu não escapou de más atuações individuais, como as de Márcio Araújo, Tiago Real e Ayrton, e da vantagem que o centroavante Beto impunha diante de Henrique ou Mauricio Ramos. Aos 20 minutos, tudo isso custou caro, e gerou um lance histórico no Novelli Junior.

Atacante de origem, Márcio Diogo fica posicionado mais atrás para levar a bola a Beto, mas fez muito mais do que isso. No meio-campo, venceu dividida com Ayrton, driblou Henrique, passou por Charles, voltou a fintar Henrique, já na grande área, e ainda protegeu a bola da chegada de Mauricio Ramos antes de finalizar uma arrancada de mais de 50 metros chutando firme no meio do gol para bater Bruno.

O golaço recolocou de vez a bola nos pés do Avaí. O Palmeiras só criou uma real chance aos 21 minutos, em novo lançamento preciso de Vinicius que Caio cabeceou firme no chão, mas que não virou gol porque o goleiro Diego fez grande defesa. Fora isso, nada mais do que um chute fraco de Tiago Real que Diego quase colocou para dentro e um toque de Charles próximo ao ângulo direito.

O Avaí parecia jogar em Santa Catarina, trocando passes mesmo em frente à grande área palmeirense sem ser atrapalhado. Mesmo quando não tinha a bola, ela voltava aos pés dos jogadores do time catarinense por erros de Ayrton, Márcio Araújo e Tiago Real. Em raras aparições na frente, o Verdão ainda era atrapalhado por impedimentos de Leandro que não ocorriam.

Na volta do intervalo, Kleina resolveu inovar. O lateral esquerdo Fernandinho, que não entrava em campo desde agosto por cirurgia no joelho esquerdo, apareceu no meio-campo no lugar de Tiago Real. Na prática, ficou aberto pela esquerda, e o time continuava dependente da movimentação de Vinicius e Leandro, sem boas opções de passe no meio-campo.

Na base da raça, o Verdão ainda fez o goleiro Diego executar mais uma excelente defesa em nova cabeçada de Caio, além de outras intervenções em bate-rebate na grande área. Não adiantou Serginho estrear, até porque entrou no lugar de Vinicius, um dos poucos que abriam espaço no ataque.

Até que, aos 28 minutos, enfim Gilson Kleina fez uma alteração ofensiva, trocando o volante Charles pelo meia-atacante Ronny. No minuto seguinte, tiro de meta cobrado pelo goleiro Diego deixou a bola sob domínio do Palmeiras no meio-campo e a bola chegou para Ronny, em seu primeiro lance, dominar e bater na saída do camisa 1 avaiano, virando a partida.

Cansado, o Avaí não conseguiu mais impor seu ritmo e o Palmeiras, já com o nervosismo controlado, pôde, finalmente, se acalmar e manter a bola em seus pés, à espera do apito final que garantiu sua volta à zona de acesso da Série B do Brasileiro.

Foto: Fernando Dantas / Gazeta Press

Para ler mais notícias do Imirante Esporte, clique em imirante.com/esporte. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.