Sport vence o Botafogo e embola a série B

Atualizada em 27/03/2022 às 15h12

RECIFE - O Sport segue na briga. Neste sábado à tarde, o rubro-negro pernambucano venceu o Botafogo por 3 a 1, na Ilha do Retiro, e continua com chances de voltar à primeira divisão do futebol brasileiro em 2004.

Foi a primeira vitória do Sport no quadrangular final da série B. Após quatro rodadas, a equipe de Pernambuco soma agora quatro pontos, contra cinco do Botafogo. Palmeiras, sete pontos, e Marília, dois, jogam neste sábado à noite, em São Paulo.

Por outro lado, foi a primeira derrota do Botafogo nesta fase. E numa apresentação fraca do alvinegro do Rio. No primeiro tempo, o Sport foi amplamente superior e fez 1 a 0 com Valdir Papel.

Logo no início da segunda etapa, o mesmo Valdir Papel ampliou. Sempre dominando o jogo, o rubro-negro ainda levou um susto aos 44min, com gol de Almir. Mas, aos 46min, Ricardinho, com ótima atuação, fechou o placar.

A vitória do Sport tirou a chance do Palmeiras de garantir o acesso já nesta rodada. O time paulista precisava vencer o Marília, além de torcer por um tropeço do Sport, derrota ou empate, para subir com duas rodadas de antecedência.

No próximo sábado, o rubro-negro pernambucano encerra sua participação jogando em Pernambuco. O Sport irá receber o Palmeiras, provavelmente no estádio Gigante do Agreste, em Garanhuns, já que foi punido com a perda de mando de campo em um jogo.

Na última rodada, o Sport enfrenta o Marília no interior paulista. Já o Botafogo joga em casa no próximo sábado, recebendo o Marília. O alvinegro termina sua participação no torneio jogando contra o Palmeiras, em São Paulo.

O jogo

O Sport começou o jogo pressionando o Botafogo e buscando o gol desde o início. Antes dos 7min o rubro-negro pernambucano já havia tentado três finalizações, mas sem levar muito perigo ao gol de Max.

O Botafogo respondeu aos 8min, numa cobrança de falta de Sandro desviada por Maizena. O Sport continuou melhor, mas o Botafogo foi, aos poucos, neutralizando a pressão inicial do time da casa.

Mesmo com o Botafogo melhorando, o Sport abriu o placar. Aos 17min, Ricardinho fez boa jogada pela direita e cruzou. Valdir Papel, completamente livre na pequena área, apenas tocou para o gol vazio.

Sem força ofensiva, o time alvinegro praticamente tentou apenas se defender. Mas quase sofreu o segundo gol aos 33min. Cléber fez o cruzamento da direita, a zaga do Botafogo apenas observou e Valdir Papel, novamente livre, tocou para fora do gol.

O Botafogo só voltou a chegar com perigo aos 41min. Após boa troca de passes, Jorginho recebeu já dentro da área e bateu. A zaga do Sport chegou na jogada e conseguiu desviar para escanteio.

Ainda no primeiro tempo, o atacante Ricardinho perdeu uma ótima chance de ampliar a vantagem pernambucana. Após erro da zaga botafoguense, Ricardinho avançou livre, mas demorou para finalizar, dando tempo para Fernando salvar.

O Sport voltou do intervalo com a mesma disposição do primeiro tempo. E desta vez marcou logo. Aos 30 segundos, Valdir Papel chutou da entrada da área, a bola desviou na zaga, pegou efeito e entrou no gol botafoguense.

Precisando de dois gols, o técnico Levir Culpi, do Botafogo, tirou o zagueiro Gilmar e colocou o meia Almir no alvinegro. A zaga botafoguense passou a ser formada por Sandro e Fernando.

Mesmo assim o Sport continuou melhor. aos 12min, Ademar recebeu passe de Nildo e chutou forte, da entrada da área. Max desviou para escanteio. Após a cobrança, a bola foi desviada para trás e Valdir Papel perdeu um gol incrível.

Com a boa vantagem no placar, o Sport fechou-se muito bem em sua defesa. O Bogafogo passou a ter mais posse de bola, mas pouco conseguiu finalizar ao gol de Maizena.

Apenas aos 32min o time alvinegro chegou com muito perigo e quase marcou. Daniel recebeu na esquerda, levantou a cabeça e cruzou para Almir, livre na área. O botafoguense desviou e a bola bateu na trave do Sport.

O Sport, porém, continuou levando mais perigo ao gol de Max, mesmo jogando nos contra-ataques. Aos 35min, Valdir Papel recebeu pela direita, driblou Fernando e bateu colocado. A bola passou perto do gol de Max.

Praticamente com o jogo ganho, o Sport ainda levou um susto no final do jogo. Aos 44min, Almir dominou no ataque e, mesmo marcado por três, bateu colocado. A bola bateu na trave, nas costas de Maizena, e entrou.

O torcedor do Sport deve ter lembrado o jogo entre os dois times na primeira fase, quando o Botafogo perdia até os 44min do segundo tempo e virou. Mas, aos 46min, Weldon fez ótima jogada e tocou para Ricardinho fechar o placar e garantir a vitória do Sport.

SPORT

Maizena, Carlinhos (Everton), Gaúcho, Marcão e Ademar; Ataliba, Vagner Mancini, Cléber (Bebeto Campos) e Nildo; Valdir Papel (Weldon) e Ricardinho

Técnico: Hélio dos Anjos

BOTAFOGO

Max; Sandro, Gilmar (Almir) e Fernando; Jorginho Paulista, Túlio, Gedeil, Camacho e Daniel; Dill (Edvaldo) e Leandrão (Valdo)

Técnico: Levir Culpi

Local: estádio da Ilha do Retiro, Recife

Árbitro: Márcio Rezende de Freitas (Fifa-SC)

Auxiliares: Alcides Zawaski Pazetto (SC) e Claudemir Maffessoni (SC)

Cartões amarelos: Fernando (B), Ademar (S), Cléber (S), Jorginho Paulista (B), Gaúcho (S), Gedeil (B)

Gols: Valdir Papel, aos 17min do primeiro tempo; Valdir Papel, aos 30 segundos, e Almir, aos 44min, e Ricardinho, aos 46min do segundo tempo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.