EL ALTO (BOLÍVIA) - O Brasil foi derrotado pela Bolívia por 1 a 0 na noite desta terça-feira (9), no Estádio Municipal de El Alto, em jogo válido pela 18ª e última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. A partida, disputada a mais de 4 mil metros de altitude, marcou a primeira derrota da Seleção Brasileira sob o comando de Carlo Ancelotti e selou a pior campanha da Amarelinha no atual formato das Eliminatórias.
O Brasil entrou em campo já classificado para a Copa do Mundo, mas com um time alternativo e visivelmente afetado pelas condições extremas de altitude. A equipe optou por uma cadência mais lenta, tentando preservar o fôlego dos jogadores. Mesmo assim, a Bolívia, que ainda sonhava com uma vaga na repescagem, partiu para cima desde os primeiros minutos. Alisson foi exigido em duas boas finalizações de Haquín e Enzo Monteiro.
Aos 44 minutos do primeiro tempo, após revisão do VAR, o árbitro Cristian Garay marcou pênalti de Bruno Guimarães sobre Roberto Fernández. Miguelito cobrou com precisão e colocou os bolivianos em vantagem.
Na segunda etapa, o Brasil tentou reagir com as entradas de Raphinha, Estêvão e João Pedro, mas esbarrou na sólida defesa boliviana e nas boas defesas do goleiro Carlos Lampe. A equipe brasileira teve dificuldades para criar jogadas e manter o ritmo, com destaque para a atuação apagada do trio ofensivo formado por Luiz Henrique, Samuel Lino e Richarlison, enquanto os bolivianos seguraram a vitória em El Alto.
Com o resultado, o Brasil encerra sua participação nas Eliminatórias com 28 pontos, na quinta colocação, atrás de Argentina, Equador, Colômbia e Uruguai. A campanha teve 8 vitórias, 6 derrotas e 4 empates, com aproveitamento de apenas 51% - o pior desde que o formato atual foi adotado. A Bolívia, por sua vez, chegou aos 20 pontos, ultrapassou a Venezuela, que perdeu em casa para a Colômbia, e garantiu o sétimo lugar das Eliminatórias, posição que lhe dá uma vaga na repescagem mundial.
A Seleção Brasileira volta a campo em outubro para dois amistosos contra Coreia do Sul e Japão, nos dias 10 e 14, respectivamente. Já a Bolívia aguarda a definição das Eliminatórias dos demais continentes para saber quem serão os seus próximos rivais na briga por uma vaga na Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.