Conmebol Libertadores

Conmebol admite erro e anula expulsão de Plata pela Libertadores

a Conmebol acatou o pedido do rubro-negro e anulou a expulsão do atacante e está liberado para a partida de volta.

Imirante Esporte

Atualizada em 19/09/2025 às 16h45
Conmebol admite erro anula expulsão de Plata pela Libertadores
Conmebol admite erro anula expulsão de Plata pela Libertadores (Ruano Carneiro/Getty Images)

RIO DE JANEIRO - No início desta sexta-feira (19), a Conmebol divulgou o áudio do VAR na expulsão polêmica de Gonzalo Plata, quando aos 36 minutos do tempo, recebeu o segundo cartão amarelo e consequentemente o cartão vermelho.

Plata se antecipa ao jogador do Estudiantes e recupera a bola na entrada da área. Ele recebe um chute, cai, mas Andrés Rojas, árbitro colombiano, entende que o equatoriano entrou com a sola da chuteira, e marcando falta a favor do time argentino.

No áudio divulgado pela Conmebol, o VAR, NIcolas Gallo também entende que a falta fou do jogador do time argentino em Plata, mas, não interviu no lance por não estar na regra para a intervenção da cabine do árbitro de vídeo.

“No minuto 81, em uma disputa pela bola, o atacante rubro-negro joga a bola. Posteriormente, o defensor de camisa branca chuta o pé atacante e ambos caem no chão, não configurando infração do atacante. O árbitro observa a ação e sanciona incorretamente o jogador rubro-negro, expulsando por duplo cartão. Vale esclarecer que, de acordo com o protocolo VAR e as regras do jogo, o VAR poderá interferir apenas em incidentes dentro das quatro considerações revisáveis: gols, pênaltis, cartão vermelho direto e confusão de identidade" avaliou a Conmebol.

Diante do cenário, a movimentação dos bastidores Rubro-Negros foram agitados para tomar providências junto à Conmebol. O time carioca enviou ofício para a anulação do cartão vermelho ao equatoriano. Em resposta, a Conmebol acatou o pedido e anulou a expulsão do atacante e está liberado para a partida de volta na próxima quinta-feira (25) às 21h30 no Estádio UNO

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.