Campeonato Brasileiro

Botafogo derrota o Santos em casa e entra no G8 do Brasileirão

Glorioso só depende de si para ir à Libertadores; Peixe vai disputar a Sul-Americana.

Gazetapress

Tiquinho Soares comemora um dos gols da vitória do Botafogo sobre o Santos.
Tiquinho Soares comemora um dos gols da vitória do Botafogo sobre o Santos. (Vítor Silva / Botafogo FR)

RIO DE JANEIRO - O Botafogo venceu o Santos por 3 a 0 nesta quinta-feira (10), no Estádio Nilton Santos, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Lucas Fernandes e Tiquinho Soares marcaram os gols decisivos do embate.

Com esse resultado, o Botafogo chegou aos 53 pontos e está na oitava posição do Brasileirão. Já o Santos, que tem 47 pontos, ocupa a 12ª posição e não tem mais chances de garantir vaga na próxima Copa Libertadores, mas está classificado para a Copa Sul-Americana.

O Santos encerra a temporada no próximo domingo, às 16 horas (de Brasília), quando recebe o Fortaleza, na Vila Belmiro, pela 38ª rodada do Brasileirão. Simultaneamente, o Botafogo encara o Athletico-PR na Arena da Baixada.

O jogo

Empurrados pelos seus torcedores, os mandantes iniciaram a primeira etapa com tudo no Nilton Santos. Com apenas três minutos, Jeffinho recebeu ótimo lançamento de Lucas Fernandes e saiu cara a cara com João Paulo, que conseguiu barrar a finalização do atacante. Na sequência, Tiquinho Fernandes foi acionado em profundidade e arrematou para fora.

Já aos 10 minutos, a pressão enfim deu resultado. Lucas Fernandes recebeu no meio de campo, avançou até a intermediária, cortou Rodrigo Fernández e bateu colocado, no ângulo de João Paulo, que não pôde fazer nada para evitar o golaço do meia botafoguense.

A partir de então, o Fogão diminuiu o ritmo. Com isso, os visitantes se ajustaram em campo e chegaram ao ataque pela primeira vez aos 23 minutos. Nathan desceu até a linha de fundo e cruzou na medida para Marcos Leonardo. O atacante, porém, cabeceou mal e desperdiçou uma grande chance.

Com o susto, o Botafogo voltou a se impor. Júnior Santos fez bela jogada individual pelo meio e tocou para Tiquinho Soares, que soltou o pé. Atento, João Paulo fez grande defesa e viu a bola explodir no travessão. Aos 35, o atacante até balançou as redes, mas o lateral estava em posição de impedimento e o tento foi anulado.

Já aos 45, o Santos voltou a assustar. Ângelo recebeu pela direita, foi até a linha de fundo e cruzou rasteiro para trás. Luan chegou batendo de primeira e tirou tinta da trave.

Na volta do intervalo, o Botafogo seguiu melhor. Com quatro minutos, Gabriel Pires arriscou de muito longe em cobrança de falta e carimbou o travessão.

Aos sete, Lucas Fernandes foi lançado na área e já dominou limpando Maicon, que ficou na saudade. De frente para a mata, o meia chutou firme no canto para ampliar o placar para os donos da casa.

Mesmo com a vantagem, os mandantes seguiram em cima. Com isso, não demorou para sair o terceiro. Com 24 minutos, Jeffinho finalizou de longe e parou em defesa de João Paulo. O goleiro, entretanto, espalmou nos pés de Tiquinho Soares, que só teve o trabalho de completar para o fundo da rede.

Na reta final, o Glorioso apenas controlou a posse de bola e quase marcou mais um aos 42. Jeffinho disparou pela direita, invadiu a área e tocou para Tiquinho Soares, que estava livre na pequena área. O atacante só não saiu para o abraço pois João Paulo fez uma defesa espetacular, à queima roupa.

Do outro lado, o Santos não conseguiu fazer nada para evitar o atropelo botafoguense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.