Campeonato Brasileiro

Santos vence o Athletico-PR e encerra jejum no Brasileirão

Peixe subiu para o nono lugar, e Furacão aparece na sexta colocação.

Gazetapress

Jogando em casa, o Santos venceu o Athletico-PR.
Jogando em casa, o Santos venceu o Athletico-PR. (Ivan Storti / Santos FC)

SANTOS - Depois de quatro rodadas de jejum, o Santos enfim se reencontrou com a vitória. Na noite desta terça-feira, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Peixe derrotou o Athletico-PR por 2 a 0, na Vila Belmiro. Os gols decisivos foram de Luan, que voltou a balançar as redes após mais de um ano de jejum, e Bento, contra.

Com o resultado, o Alvinegro Praiano subiu para a nona colocação do torneio, com 37 pontos, sete a menos que o Furacão, que aparece em sexto, abrindo a zona de classificação para a Libertadores de 2023.

O Santos volta a campo agora no próximo sábado, às 15 horas (de Brasília), contra o Internacional, no Beira-Rio, pela 29ª rodada do Brasileirão. No mesmo dia, mas às 19 horas, o Athletico-PR recebe o Juventude.

O jogo

A etapa inicial começou bem morna na Vila Belmiro. Atuando diante de seus torcedores, os paulistas tentaram partir para cima nos primeiros minutos. A equipe até tinha a posse de bola, mas enfrentava muitas dificuldades para furar a forte marcação dos rivais. Com isso, a alternativa encontrada foram os levantamentos na área.

A primeira chance real de gol saiu aos 12 minutos. Após cobrança de escanteio, Bauermann subiu mais que todo mundo e testou firme. Atento, Bento agarrou. Aos 25, Ângelo recebeu bom passe de Marcos Leonardo e caiu na área ao tentar driblar o goleiro. Braulio da Silva Machado, então, marcou pênalti. Porém, após revisar o lance no VAR, o árbitro voltou atrás e anulou a marcação.

Dez minutos depois, a torcida do Peixe enfim pode comemorar. Felipe Jonatan desceu pela esquerda, cortou para o meio e cruzou na área. Luan desviou de cabeça e encobriu Bento, que nada conseguiu fazer para evitar o gol. Esse, aliás, foi primeiro tento do meia com a camisa alvinegra.

Do outro lado, o Athletico-PR respondeu aos 42. Pablo foi acionado na área e bateu firme, mas na rede pelo lado de fora. Na sequência, o atacante teve mais uma chance. Após a defesa santista vacilar na saída de bola, o ex-são-paulino arriscou da intermediária e parou em intervenção de João Paulo.

Segundo tempo

A etapa final começou da mesma forma que a primeira, em um ritmo bem lento. Desta vez, no entanto, quem se lançou mais ao ataque foram os visitantes. Porém, o Athletico encontrou bastante dificuldade para vazar a bem postada defesa santista. A melhor chance saiu em cobrança de falta, na lateral da grande área. Terans arriscou rasteiro e parou em Marcos Leonardo.

A reposta alvinegra foi na mesma moeda. Com 17 minutos, Sánchez soltou o pé em tiro livre da intermediária e obrigou Bento a fazer boa defesa. Na sequência, Zanocelo roubou a bola no meio de campo, partiu em liberdade e arrematou por cima.

Aos 24 minutos, foi a vez de Nathan tentar. Depois de cruzamento de Sánchez, o lateral pegou a sobra na direita, cortou a marcação e bateu para fora.

O Furacão, por sua vez, voltou a levar perigo aos 32. Vitor Roque recebeu ótimo passe na área e bateu para grande defesa à queima roupa de João Paulo. No rebote, Alex Santana colocou o goleiro para trabalhar mais uma vez.

O Santos respondeu no lance seguinte. Marcos Leonardo fez boa jogada pelo meio e encontrou ótimo passe para Ângelo. O camisa 11 teve muita liberdade para dominar e pensar no que iria fazer, mas chutou na rede pelo lado de fora.

Nos minutos finais, o Athletico partiu para cima em busca de um gol salvador, mas nada foi suficiente para furar a forte marcação do Peixe, que ainda conseguiu marcar mais um gol, no último lance da partida. Após jogada pela esquerda, a defesa paranaense tentou tirar em cima da linha, mas o zagueiro chutou em cima de Bento e a bola morreu no fundo do gol, colocando números finais na partida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.