Skate

Pedro Barros lidera ''dream team'' e Brasil encerra ano histórico do skate com retorno às raízes

No RTMF Bowl, em Florianópolis, Red Bull Skate Generation estreia categoria feminina e resgata essência do esporte com olímpicos, lendas e promessas.

Com informações da assessoria

Atualizada em 26/03/2022 às 18h53
Participantes celebram mais uma edição do Red Bull Skate Generation
Participantes celebram mais uma edição do Red Bull Skate Generation (Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool)

FLORIANÓPOLIS - Com aéreos, manobras criativas inéditas e decisão emocionante, o torneio mais ‘raiz’ da modalidade park encerrou a histórica temporada do skate em alto nível. Neste sábado (11), em Florianópolis (SC), Pedro Barros e Yndiara Asp reuniram 40 skatistas de diversas gerações para a disputa da 6º edição do Red Bull Skate Generation. Com estreia da categoria feminina e retornando ao emblemático bowl do medalhista de prata em Tóquio, a equipe liderada pelo anfitrião Pedro Barros elevou a radicalidade do esporte para faturar o troféu ao alcançar 439,92 pontos na final.

"Acho que a reação ainda está acontecendo, nem sei como descrevê-la. É mágico. Depois de um ano tão intenso, em que tivemos estreia em Tóquio e, talvez, o skate encontrando-se com a maior distância da sua real essência. Mesmo assim, mantivemos a chama acesa, mantivemos a mensagem. A minha vontade era finalizar esse ano com algo que remetesse aos reais valores, à cultura e ao estilo de vida do skate. Só tenho a agradecer a todos que acreditaram e fizeram isso acontecer”, comenta Pedro Barros, que fechou a competição com a maior nota individual geral, ao cravar 90,94.

Retornando ao calendário após seis anos, o Red Bull Skate Generation contou com oito equipes, e cada uma delas era composta por cinco skatistas de três distintas categorias: ‘Under 21’ (até 21 anos), ‘The 90’s’ (de 22 até 30 anos) e ‘OG’s’ (acima de 30 anos). Nas duas primeiras, havia divisão entre homens e mulheres. Cada time teve 14m30s para um rolê e mais cinco para uma session criativa. Recuperado de uma queda na última semana, Pedro Barros, o anfitrião do evento, foi um dos grandes destaques na competição.

A vez das mulheres!

Do coro nas arquibancadas nas edições anteriores para o vice-campeonato em 2021. Embaixadora do Red Bull Skate Generation, Yndiara Asp pôde, enfim, realizar o sonho que a acompanha desde 2012. E fez jus a toda essa espera, com rolês impressionantes e a segunda colocação na decisão, ao lado dos demais integrantes do time A. De quebra, ainda reuniu estrelas da modalidade, como as suas companheiras de seleção brasileira em Tóquio, Isadora Pacheco e Dora Varella e a americana Minna Stess, garota-prodígio da modalidade em seu país.

"Foi uma das melhores experiências (da vida) competir neste evento, sou muito fã, sempre quis fazer parte e, hoje, com certeza, foi um sonho realizado. Eu me lembro quando estava na plateia assistindo e, agora, estou aqui na pista, com meus ídolos e ainda garantindo o pódio. Foi muito especial. Estou muito feliz”, afirma Yndi.

Resultados

A primeira colocação desta sexta edição do Red Bull Skate Generation ficou com o time liderado por Pedro Barros, que também tinha Rune Glifberg (DIN), Minna Stess (EUA), Weslley Carvalho (BRA) e Allysha Le (EUA). Em segundo lugar, com 432,26 pontos, aparece o grupo formado por Sandro Dias (BRA), Raicca Ventura (BRA), Luigi Cini (BRA), Alex Sorgente (EUA) e a também embaixadora do evento, Yndiara Asp (BRA). Por fim, fecham o Top 3, com 373,50 pontos, a equipe C, 100% brasileira: Miguel Catarina, Isa Pacheco, Gui Khury, Camila Borges e Augusto Akio (Japinha). Leticia Bufoni, astro do skate street, e a tricampeã mundial de kitesurf Bruna Kajiya também marcaram presença.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.