Esporte

Escolinha de futebol garante continuidade em Bacabal

Escolinha Gol de Placa está em sua segunda edição e atende crianças de 8 a 12 anos.

Imirante Esporte, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
Participantes da Escolinha Gol de Placa, em Bacabal.
Participantes da Escolinha Gol de Placa, em Bacabal. (Divulgação)

BACABAL - Desde 2018, o projeto “Escolinha Gol de Placa” tem transformado a vida de crianças carentes na cidade de Bacabal. A iniciativa chega a sua segunda edição sendo reconhecida pela maneira positiva em aliar educação e esporte a quem necessita. No último fim de semana, foi realizado o lançamento oficial da sequência deste importante projeto que tem contribuído na formação de cidadãos.

A “Escolinha Gol de Placa” pode ser considerada um marco social valioso em Bacabal. A essência do projeto vai além de apenas proporcionar a prática esportiva a estudantes das redes municipal e estadual. Na verdade, o objetivo é inserir nas vidas dessas crianças valores fundamentais utilizando-se a união do esporte com a educação.

Nesta edição, o projeto cresceu e atenderá mais de 60 meninos com idade entre 8 e 12 anos. O funcionamento da “Escolinha Gol de Placa” é bem simples, mas bastante eficiente. Durante a semana, as crianças recebem acompanhamento pedagógico em sala de aula e, em seguida, participam dos treinos de futebol dentro de campo. Todas as atividades são ministradas por profissionais multidisciplinares e com experiência no ensino educacional e esportivo.

“O projeto vem contribuindo para o processo formativo e de saúde das crianças, estimulando-as a concluir as etapas do ensino escolar, a respeitar as regras da sociedade, a refletir sobre uso de drogas e sobre a violência, além de democratizar o acesso ao esporte e ao lazer. Os treinamentos da escolinha ocorrerão às segundas e quartas-feiras, sempre no turno vespertino, na Associação Atlética Boa Vida, localizada no bairro Areal”, explicou o coordenador do projeto, Kléber Muniz.

Assim como na edição anterior do projeto, todas as crianças beneficiadas pela “Escolinha Gol de Placa”, receberam um kit com todo o material esportivo necessário (uniforme, chuteiras, caneleiras e bolsas esportivas) para participar das aulas. Além disso, elas também receberam cadernos e garrafinhas de água individuais.

Outro ponto positivo é que, nos dias de treinos, cada aluno terá alimentação garantida pelo projeto, além de receber acompanhamento escolar e pedagógico.

Mais sobre o projeto

O projeto “Escolinha Gol de Placa” tem como perspectiva executar uma escolinha de iniciação e treinamento de futebol como expressão de cultura e rendimento, enfatizando a inclusão social, traduzida como um fator de desenvolvimento e transformação humana. Isso irá proporcionar mais saúde, equilíbrio, agregando valores e, principalmente, um importante instrumento para capacitar pessoas a ingressarem construtivamente na sociedade.

Esta iniciativa nasceu do desejo de atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social oriundas de comunidades carentes da cidade de Bacabal por meio da prática do futebol.

O projeto será desenvolvido por profissionais capacitados no esporte futebol que seguirá uma metodologia especializada com teorias e práticas desenvolvidas, exclusivamente, para os participantes do projeto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.