Em julho

Convento das Mercês recebe nova edição do Vamos Festejar com atrações gratuitas

Evento promove apresentações de grupos tradicionais da cultura maranhense, atividades infantis e ações de acessibilidade.

Na Mira

Programação gratuita reúne Bumba Meu Boi, tambor de crioula, oficinas, exposição e espaços inclusivos durante o mês de julho. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS – O Convento das Mercês será palco de mais uma edição do Vamos Festejar, evento que promete manter viva a programação junina durante o mês de julho com 12 dias de atrações gratuitas em São Luís. Realizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), o projeto acontece nos dias 9, 10, 11 e 12; 16, 17, 18 e 19; e 23, 24, 25 e 26 de julho, sempre a partir das 18h.

A programação reúne apresentações de grupos de Bumba Meu Boi de diferentes sotaques, além de manifestações tradicionais da cultura popular maranhense, como tambor de crioula, cacuriá, dança do lelê, coco, quadrilhas juninas e danças portuguesas. A entrada é gratuita.

Cultura popular reúne grandes grupos do Maranhão

Entre as atrações confirmadas estão alguns dos principais grupos da cultura popular do estado, como os bois de Maracanã, Maioba, Axixá, Nina Rodrigues, Morros, Pindaré, São José de Ribamar e Barrica. O evento também contará com apresentações do Cacuriá Balaio de Rosas e do Tambor de Crioula de Leonardo, transformando o Convento das Mercês em um grande arraial dedicado às tradições maranhenses.

Segundo o presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira, Kécio Rabelo, o projeto já faz parte do calendário cultural do estado.

"O Vamos Festejar já integra o calendário cultural do Maranhão e reafirma a força das nossas tradições. O evento é uma oportunidade de manter viva a programação junina durante o mês de julho, oferecendo lazer, cultura e inclusão para moradores e turistas que visitam a cidade no período de férias", destaca.

Exposição destaca tradição do Bumba Meu Boi

Além das apresentações culturais, o público poderá visitar gratuitamente a exposição "Bordados de Fé e Memória", composta por dez couros do Boi de Pindaré.

A mostra apresenta peças confeccionadas artesanalmente com miçangas, canutilhos, paetês e pedrarias, valorizando um dos principais símbolos do Bumba Meu Boi maranhense. A visitação ficará disponível durante todo o período do evento.

Estrutura terá espaços inclusivos e atividades para crianças

A edição deste ano contará com uma estrutura voltada para públicos de diferentes idades e necessidades. Durante toda a programação haverá intérprete de Libras e áreas reservadas para idosos, gestantes, pessoas com deficiência, pessoas com mobilidade reduzida e acompanhantes com crianças de colo.

Um dos destaques será o Espaço Girassol, ambiente destinado ao acolhimento de crianças neuroatípicas, oferecendo apoio especializado, distribuição de crachás de identificação e empréstimo de abafadores de ruído para pessoas com sensibilidade auditiva.

Outra novidade é o Convento Criativo, espaço com oficinas gratuitas de pintura em cavaletes e azulejos, confecção de matracas, pescaria e brinquedos infláveis destinados ao público infantil.

Evento fortalece turismo e economia criativa

Além de promover a valorização da cultura popular, o Vamos Festejar busca impulsionar a economia criativa, o turismo e a cadeia produtiva da cultura no Maranhão, reunindo artistas, brincantes, empreendedores e famílias em um ambiente de convivência durante o período de férias escolares.

O projeto é realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão (Lei nº 9.437/2011), com apoio do Governo do Maranhão, Reffinato Acabamento e Design, Granorte Soluções, Audiolar Casa e Construção, Superaço, EM Vidros e Jacaré Home Center.

Serviço

Vamos Festejar 2026

Datas: 9, 10, 11 e 12 de julho; 16, 17, 18 e 19 de julho; 23, 24, 25 e 26 de julho

Horário: A partir das 18h

Local: Convento das Mercês, São Luís

Entrada: Gratuita

Realização: Governo do Maranhão, por meio da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB)

Patrocínio: Governo do Maranhão, Reffinato Acabamento e Design, Granorte Soluções, Audiolar Casa e Construção, Superaço, EM Vidros e Jacaré Home Center, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão (Lei nº 9.437/2011).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.