Dia de São Pedro

Festa de São Pedro reúne milhares de fiéis e grupos de bumba meu boi em São Luís

Celebração atravessou a madrugada no Largo de São Pedro e segue nesta segunda-feira (29) com procissão marítima, missa campal e apresentações religiosas.

Na Mira

Foto: Geyce Gomes/Grupo Mirante

SÃO LUÍS – Amantes da tradição, devotos e brincantes lotaram o Largo de São Pedro, no bairro Madre Deus, em São Luís, para celebrar o Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores. A tradicional festa, considerada um dos momentos mais marcantes do calendário junino maranhense, começou ainda na noite de domingo (28), atravessou a madrugada e seguiu durante toda a manhã desta segunda-feira (29), reunindo milhares de pessoas em um clima de fé, cultura e devoção.

Há mais de 80 anos, o Largo da Capela de São Pedro recebe um dos mais importantes encontros de grupos de bumba meu boi do Maranhão. Ao longo da noite, milhares de pessoas acompanharam as apresentações ao som das matracas e das tradicionais toadas, transformando o espaço em um dos principais pontos de celebração do período junino.

Fé e tradição movimentam o Largo de São Pedro

Mesmo depois de passarem a madrugada na festa, os participantes permaneceram animados durante a manhã. Nos momentos em que não havia apresentações no palco, o público mantinha o clima festivo com rodas de toadas, matracas e cantorias espontâneas.

Foto: José Henrique

A escadaria da Capela de São Pedro registrou intensa movimentação ao longo da manhã. Fiéis e integrantes de grupos de bumba meu boi subiram até o templo para prestar homenagens ao santo, agradecer pelas graças alcançadas e participar dos momentos de oração.

Além das manifestações religiosas, o entorno do largo ficou tomado por barracas, turistas e moradores. O grande fluxo de visitantes também provocou dificuldades para motoristas encontrarem estacionamento nas proximidades, fazendo com que muitos precisassem seguir o restante do percurso a pé.

Preparativos começam meses antes da festa

A coordenadora da Capela de São Pedro, Kauana Veloso, destacou que a realização da celebração exige planejamento durante praticamente todo o ano. Segundo ela, a organização contou com o apoio do Governo do Estado e da Polícia Militar para organizar o fluxo de visitantes e garantir a entrada dos grupos de bumba meu boi na igreja.

Foto: José Henrique

"A festa é de São Pedro, é dos devotos. Acredito que conseguimos organizar da melhor forma possível. Durante toda a noite, os grupos de bumba meu boi entraram na igreja, e a movimentação continuou pela manhã", afirmou.

Ao longo da manhã, diversos fiéis também levaram pequenos bois e objetos de devoção para depositar próximos à imagem de São Pedro, que participa da tradicional procissão marítima realizada na tarde desta segunda-feira.

Segundo Kauana, os preparativos para a celebração começam ainda no mês de novembro. Nos dois meses que antecedem a festa, o trabalho se intensifica com peregrinações, reuniões e os últimos ajustes para receber o grande público.

"Existe uma organização muito grande por trás de tudo. Nos últimos dois meses, a correria aumenta, com peregrinação, reuniões e muitos preparativos. É um trabalho feito durante o ano todo para que a festa aconteça e a gente consiga receber todos da melhor maneira possível", explicou.

Ela também ressaltou a ligação pessoal com a celebração, da qual participa desde a infância.

"É maravilhoso. Eu costumo dizer que sou apaixonada pela festa de São Pedro. Nasci e cresci participando e, hoje, como coordenadora, é ainda mais emocionante. Faço tudo com amor, por isso a festa sai tão bonita", disse.

Procissão marítima marca o encerramento da programação

A programação desta segunda-feira (29) continua durante a tarde. A imagem de São Pedro sairá da capela às 15h em direção à Rampa Campos Melo. A tradicional procissão marítima está prevista para começar às 16h30 e deve reunir milhares de fiéis nas águas da Baía de São Marcos.

Após o retorno da procissão, será realizada uma procissão terrestre entre a Rampa Campos Melo e a Capela de São Pedro. Em seguida, os fiéis participarão de uma missa campal no largo. O encerramento da programação contará com show da dupla católica Ramon e Rafael.

Para quem permanecer no local durante a tarde, a organização também instalou um telão para transmitir o jogo da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.