SÃO LUÍS - A exposição fotográfica “Teimosia de Viver” será realizada entre os dias 9 e 19 de junho, na Galeria do Centro de Referência Azulejar do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), no Centro Histórico de São Luís. Com entrada gratuita, a mostra reúne fotografias que retratam o cotidiano, as tradições e a resistência de povos e comunidades tradicionais de diferentes regiões do Maranhão.
Promovida pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) Maranhão, em parceria com instituições nacionais e internacionais, a exposição apresenta registros de celebrações, costumes, atividades agrícolas e momentos marcantes da luta pela terra. Além de imagens do acervo histórico da CPT, a mostra reúne fotografias produzidas pelos próprios indígenas, quilombolas, trabalhadores rurais e demais moradores dos territórios retratados.
Fotografias retratam cultura e resistência
Ao longo dos meses de fevereiro e março, a CPT recebeu mais de 40 inscrições de comunidades do campo, das águas e das florestas maranhenses. O processo resultou na seleção de quase 200 fotografias que ajudam a contar histórias de pertencimento, identidade e resistência.
Segundo o agente pastoral da CPT-MA, Raniere Roseira, a proposta da exposição é destacar não apenas os desafios enfrentados pelas comunidades, mas também a força e a relação que esses povos mantêm com seus territórios.
“São povos que resistem diariamente na defesa da terra, da água, das florestas e da mãe natureza”, destacou.
Já o curador da mostra, Adson Carvalho, explica que a exposição é dividida em dois momentos: um dedicado ao acervo histórico da CPT e outro voltado aos registros contemporâneos produzidos pelas próprias comunidades.
Programação inclui debate e intervenções culturais
A abertura da exposição acontece no dia 9 de junho, às 8h, com intervenções culturais e atividades que seguem ao longo da manhã. Às 9h será realizada a mesa de abertura no auditório Zezé Cassas, no IFMA, e a visitação ao acervo será liberada ao público a partir das 10h.
Durante a tarde, a programação inclui a roda de conversa “Luta e Resistência das Comunidades Tradicionais do Maranhão”, reunindo participantes para discutir os desafios e conquistas desses grupos.
A visitação poderá ser feita até o dia 19 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h30, na Galeria do Centro de Referência Azulejar do IFMA, no Centro Histórico de São Luís.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.