Oportunidade

Edital abre mais de 500 vagas para cursos gratuitos de artes em São Luís

As inscrições são gratuitas e ocorrerão de 9 a 20 de fevereiro, exclusivamente pelo site da Seduc.

Na Mira

Os cursos terão carga horária total de 96 horas e duração de um ano letivo. (Foto: divulgação / Freepik)

MARANHÃO - A Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc) divulgou, nesta semana, um edital com 555 vagas para cursos livres de artes do Núcleo Arte Educação (NAE), que serão ofertados em 2026. Também serão formados cadastros de reserva com outras 555 vagas. As inscrições são gratuitas e ocorrerão de 9 a 20 de fevereiro, exclusivamente pelo site da Seduc.

As oportunidades são voltadas para as áreas de teatro, dança e música, com cursos nos níveis de iniciação e intermediário. Entre as modalidades ofertadas estão Ballet Clássico (infantil e regular), Jazz Dance, Dança Popular Maranhense, Dança Contemporânea, Teatro, Piano, Violão e Canto Coral.

Cursos gratuitos de artes têm inscrições abertas

As aulas serão realizadas nos turnos da manhã, tarde e noite, em espaços culturais de São Luís, como o Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), o Teatro João do Vale e o Curso de Música da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Podem participar crianças a partir de 7 anos, no caso de Ballet Clássico Infantil e Teatro, e a partir de 8 anos para os demais cursos de iniciação. Para os cursos intermediários, a idade mínima exigida é de 15 anos. Os candidatos devem ter disponibilidade para frequentar as aulas nos horários definidos.

No caso dos cursos intermediários, é necessário comprovar experiência básica na área escolhida. A exceção é o curso de Dança Popular Maranhense, que não exige conhecimento prévio.

Vagas para estudantes da rede pública

Do total de vagas, 85% são destinadas a estudantes da rede pública de ensino. As demais 15% serão reservadas para alunos de instituições privadas, comunitárias ou filantrópicas.

As inscrições devem ser feitas no site da Seduc, e a ordem de inscrição será um dos critérios de classificação. Após essa etapa, os candidatos passarão por audições e entrevistas, que ocorrerão entre os dias 9 e 18 de março.

Para os cursos de iniciação, o processo seletivo será classificatório. Já para os cursos intermediários, a avaliação terá caráter eliminatório.

Documentos necessários

Os candidatos selecionados deverão apresentar documentos pessoais, comprovante de residência e uma foto 3x4. Quando necessário, também será exigido comprovante de experiência artística. Menores de idade deverão comparecer às audições acompanhados dos responsáveis legais e apresentar autorização para uso de imagem.

Os cursos terão carga horária total de 96 horas e duração de um ano letivo. Para obter o certificado, o aluno deverá cumprir frequência mínima de 75% e participar obrigatoriamente dos espetáculos finais.

O edital alerta que irregularidades, como uso de documentos falsos ou informações inverídicas, resultarão na exclusão imediata do candidato. Os dados pessoais dos inscritos serão tratados conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018).

As datas e os locais das audições, além da lista de aprovados, serão divulgados nos canais oficiais da Seduc. O resultado final está previsto para o dia 20 de março, e as aulas começam em 23 de março.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.