COLUNA
Pedro Sobrinho
A cultura é rica e diversa. Como jornalista convido você pra colar na coluna PEDRO SOBRINHO com resenhas e abordagens sobre: artes visuais (pintura, escultura, fotografia), música, literatura
Resenha

Sagração: mistura clássico russo com cultura brasileira

O espetáculo, produzido pela Companhia de Dança Deborah Colker, foi apresentado entre os dias 29 e 31 de outubro, no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 02/11/2025 às 14h42

"Sagração" faz parte de uma trilogia de espetáculos da Companhia de Dança Deborah Colker, que também inclui "Cão sem plumas" (2017) e "Cura" (2021). Tive o privilégio de assistir "Cura" e na noite dessa quinta-feira (30/10), "Sagração". Os dois momentos tiveram como cenário o charmoso Teatro Arthur Azevedo, em São Luís, capital maranhense.

Sagração incorpora cerimônias e mitos indígenas, ritmos regionais e uma dramaturgia que celebra a evolução da vida, a criatividade humana e a natureza. Foto: Divulgação

"Sagração" é um espetáculo que reimagina "A Sagração da Primavera" de Stravinsky, misturando a música clássica russa com a cultura brasileira. Criado a partir de expedições ao Xingu, o espetáculo incorpora cerimônias e mitos indígenas, ritmos regionais e uma dramaturgia que celebra a evolução da vida, a criatividade humana e a natureza.

A trilha sonora mescla a composição de Stravinsky com ritmos brasileiros como o boi bumbá, afoxé, samba e maculelê, além de cânticos ritualísticos indígenas.

Sagração, espetáculo de 70 minutos, celebra três décadas da renomada Companhia de Dança Deborah Colker, mergulhando nas raízes das tradições dos povos nativos por meio de uma apresentação imersiva e expressiva, que envolve um elenco composto por 15 bailarinos.

Ancorada nos avanços do universo contemporâneo da coreografia, esta produção representa uma audaciosa busca sempre por inovação, a essência de uma das mais proeminentes companhias de dança do Brasil.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.