PH: Prêmio Nobel da Paz
E mais: Na Festa do Círio
Prêmio Nobel da Paz
Na edição de ontem, dissemos aqui: tão certo como “quem entra papa no conclave costuma sair cardeal” é a garantia de que os nomes mais ventilados na mídia para o Nobel da Paz normalmente não são os laureados. Mas é parte da brincadeira tentar adivinhar o nome daquele que passará à História como uma personalidade a ter contribuído com a paz entre as nações.
O Nobel da Paz 2025 foi anunciado na manhã desta sexta-feira, pelo Instituto Nobel Norueguês, em Oslo. E o nome escolhido foi o de María Corina Machado, por sua luta pela democracia na Venezuela.
Líder opositora venezuelana foi reconhecida por sua defesa pacífica da democracia e dos direitos humanos em meio à crise política no país. Prêmio também inclui bonificação em dinheiro de 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,2 milhões), entregue pelo Comitê Norueguês do Nobel, em Oslo.
Líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado é a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz 2025, anunciou o Comitê Norueguês do Nobel, em Oslo, nesta sexta-feira (10).
Prêmio Nobel da Paz...2
A líder opositora venezuelana foi reconhecida “por seus esforços persistentes em favor da restauração pacífica da democracia e dos direitos humanos na Venezuela”.
‘Uma das vozes mais corajosas da América Latina’. Segundo o Comitê Norueguês, María Corina Machado foi escolhida por representar “um dos exemplos mais extraordinários de coragem civil na América Latina nos últimos tempos”. E surpreendeu o mundo, pois seu nome não aparecia em nenhuma lista de prováveis escolhidos.
O texto do comitê descreve a opositora como uma figura unificadora em um cenário político antes fragmentado, capaz de reunir grupos rivais em torno da defesa de eleições livres e da restauração do Estado de Direito.
“A democracia é uma condição prévia para a paz duradoura. Quando líderes autoritários tomam o poder, é essencial reconhecer os defensores da liberdade que se erguem e resistem”, destacou o comunicado.
Prêmio Nobel da Paz...3
Machado é fundadora do movimento Súmate, criado há mais de 20 anos para fiscalizar eleições e promover o voto livre no país. Ela se tornou símbolo da resistência ao regime de Nicolás Maduro, enfrentando perseguições, bloqueio de candidatura e ameaças à própria vida – mas, mesmo assim, decidiu permanecer na Venezuela.
“Ela manteve-se no país, mesmo sob grave risco, inspirando milhões de pessoas”, diz o comitê.
A entidade lembrou que a Venezuela, antes considerada uma democracia estável, mergulhou em uma crise humanitária e econômica sob um regime “brutal e autoritário”.
Segundo o texto, o país enfrenta pobreza extrema, êxodo de mais de 8 milhões de pessoas e repressão sistemática à oposição, com fraudes eleitorais, prisões e censura à imprensa.
Prêmio Nobel da Paz...4
Pelo testamento de Alfred Nobel (1833-1896), o Prêmio Nobel da Paz deve ser entregue à pessoa ou organização que tenha contribuído de forma significativa para a fraternidade entre as nações, a abolição ou redução de exércitos permanentes, e a promoção de congressos de paz.
O ano foi marcado por uma intensa campanha para que o presidente dos EUA, Donald Trump, receba a honraria, capitaneada pelo próprio republicano. Entenda por que Trump não venceu o prêmio.
Entre os nomes apontados como favoritos ao prêmio neste ano estavam o Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), as Salas de Resposta de Emergência do Sudão e a ONU, que completou 80 anos neste ano.
O que se sabe, é que, oito anos antes de morrer, Alfred deve ter se surpreendido ao abrir um jornal francês e dar de cara com seu próprio obituário — quem havia morrido era seu irmão, Ludvig, mas a publicação se confundiu.
"O mercador da morte está morto", dizia o texto, em referência a Alfred.
Há biógrafos que contestam essa versão e creditam o Nobel da Paz à intensa amizade com a pacifista austríaca Bertha von Suttner.
Prêmio Nobel da Paz...5
Pela vontade de Alfred Nobel expressa em seu testamento, o Nobel da Paz é o único Nobel a ser entregue na Noruega, e não em sua Suécia Natal.
Entre 1814 e 1905, Suécia e Noruega constituíam um reino unido sob o mesmo monarca e o mesmo corpo diplomático, embora permanecessem Estados distintos, com constituições, leis e até forças armadas separadas. A dissolução foi realizada de forma pacífica.
O Comitê Norueguês do Nobel é formado por cinco membros, todos indicados pelo Parlamento norueguês para um mandato de seis anos. A cerimônia de entrega é realizada em Oslo – desde 1990, na prefeitura da capital.
O evento de entrega ocorre todo dia 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred, e a medalha é entregue pelo presidente do Comitê. É comum o rei da Noruega estar presente na solenidade.
Até 2024, 19 mulheres e 92 homens haviam recebido o prêmio. O argentino Adolfo Pérez Esquivel foi o único latino-americano a receber o Nobel da Paz por sua luta pela democracia e direitos humanos na América Latina quando grande parte da região vivia sob ditaduras militares.
Lançamento no prédio da Justiça Federal
O Ministro (maranhense) Reynaldo Soares da Fonseca, do STJ, realiza nesta sexta-feira, o lançamento dos dois volumes do livro Liber Amicorum: Homenagem aos 10 Anos do Ministro Reynaldo Soares da Fonseca.
O evento começará às 17h, no prédio da Justiça Federal, na Areinha.
Coordenada por Wilson Furtado Roberto, Aline Gomes Caselato, Guilherme Veiga, Eronides Aparecido Rodrigues dos Santos, Luiz Merlin e Carlos Magno Costa Teixeira, a obra celebra a trajetória jurídica do ministro Reynaldo Soares da Fonseca, com mais de cem contribuições de profissionais do direito e do serviço público de todo o país, incluindo ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do STJ.
A coletânea aborda temas como garantias processuais, direitos humanos, consensualidade, jurisdição constitucional, justiça penal, educação jurídica, meio ambiente, proteção de dados e inovação institucional.
Lançamento no prédio da Justiça Federal...2
Nacionalmente reconhecido por seu papel no avanço de temas ligados à justiça criminal e por sua exaltação ao princípio da fraternidade, Reynaldo Soares da Fonseca é ministro do STJ desde 2015, mas já acumula 33 anos de magistratura e 43 de efetivo serviço público.
O Ministro não tem livros publicados apenas por ele, mas é homenageado em várias obras coletivas que tratam de temas jurídicos como direitos humanos, justiça penal, fraternidade e direito administrativo e civil.
Algumas dessas publicações incluem a coletânea “Debates Contemporâneos da Justiça Penal – Estudos em homenagem ao ministro Reynaldo Soares da Fonseca”.
DE RELANCE
Bilhetes e sussurros
As cenas que antecederam o anúncio de Donald Trump de que Israel e o grupo terrorista Hamas haviam chegado a um entendimento sobre o cessar-fogo em Gaza lembraram uma das imagens icônicas dos anos 2000: o momento em que George W. Bush foi avisado pelo chefe de Gabinete, Andrew Card, de que o segundo avião comercial havia sido arremessado contra o World Trade Center, em Nova York.
Na manhã de 11 de setembro de 2001, o então presidente visitava uma escola de Sarasota, na Flórida, e estava lendo um livro para as crianças. Àquela altura, ele sabia que um avião havia se chocado contra o prédio, no entanto se pensava que seria uma aeronave pequena.
– Um segundo avião atingiu a segunda torre. A América está sob ataque – sussurrou Card.
O rosto de Bush, entre a surpresa e o estupor, foi eternizado pelas câmeras.
Bilhetes e sussurros...2
Na quarta-feira, Trump estava em uma mesa redonda com influenciadores conservadores na Casa Branca quando recebeu um bilhete de seu secretário de Estado, Marco Rubio.
O funcionário cochichou em seu ouvido que tinha novidades para Trump, mas que teria de esperar até que a imprensa saísse. Em seguida, ele entregou ao presidente um bilhete. Fotógrafos flagraram a mensagem no papel com timbre da Casa Branca: “Você precisa aprovar uma postagem no Truth Social logo, para poder anunciar o acordo primeiro”.
Trump mencionou o bilhete, mas não divulgou seu conteúdo. Disse apenas:
– Acabei de receber um bilhete do secretário de Estado dizendo que estamos muito próximos de um acordo no Oriente Médio e que vão precisar de mim em breve. Então, responderemos a mais algumas perguntas.
O presidente ainda ficou na sala por 10 minutos, gerando impaciência em Rubio. O anúncio só foi feito depois, por meio de sua rede social, a Truth Social.
Omeprazol e uso prolongado
Tome nota: o alerta não é novo, mas ganhou força com estudos recentes.
Segundo gastroenterologistas de referência, o uso prolongado do omeprazol pode reduzir a absorção de micronutrientes como ferro, magnésio, cálcio e vitamina B12. A carência desses nutrientes pode causar anemia, fadiga, cãibras e osteopenia. Aumenta, ainda, o risco de infecção intestinal por Clostridioides difficile, uma bactéria que pode causar diarreia grave.
Além disso, incentiva o supercrescimento bacteriano no intestino delgado (SIBO) e, segundo estudos observacionais, pode estar relacionado a doença renal crônica e fraturas.
Na Festa do Círio
Uma tradição que se renova todos os anos: o paraense Luiz Raimundo Campos Paes e a maranhense Déia Trinta, não perdem uma Festa do Círio em Belém do Pará.
O casal já está em Belém para participar, no sábado, do tradicional Arrastão do Círio que contará, neste ano, com um ritual de abertura. Um barco-canoa vai simbolizar a travessia entre sonhos e responsabilidades, guiado por brinquedos de miriti e elementos da natureza.
O Batalhão da Estrela apresenta performances com ritmos e tradições indígenas e quilombolas, celebrando a floresta e a cultura amazônica.
A Diretoria da Festa de Nazaré estima que, neste ano, 1,9 milhão de fiéis acompanharão a Trasladação na noite de sábado (11) em Belém. Antes da saída, será celebrada missa por dom Júlio Endi Akamine, arcebispo metropolitano de Belém, no altar instalado sobre um tablado em frente ao Colégio Gentil Bittencourt.
Esperança renascida
Após dois anos de mortes, destruição e sofrimento, começa a se materializar um acordo para dar fim à guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas e implementar um plano de paz para a Faixa de Gaza.
Trata-se de um acontecimento que merece celebração. Tanto pelos primeiros atos dos termos acertados entre as partes nessa fase inicial como pela esperança renascida de um futuro de estabilidade na região.
Apesar do ceticismo que possa existir sobre os passos futuros, devido à complexidade das desavenças históricas no Oriente Médio, é momento de se agarrar à esperança de que, neste instante, estejam sendo lançadas as sementes de uma paz duradoura.
Para escrever na pedra:
“A liberdade não é negociável.” De María Corina Machado, Prêmio Nobel da Paz de 2025.
TRIVIAL VARIADO
Aposentadoria: o ministro do STF Luís Roberto Barroso anunciou ontem que vai antecipar sua aposentadoria. Indicado em 2013 pela então presidente Dilma Rousseff (PT), ele deixa aos 67 anos o cargo que ocupou por mais de 12.
Primeira remessa: o Brasil recebe 2,5 mil unidades de fomepizol, antídoto contra metanol. O Maranhão terá direito a mais de 50 unidades.
Mulheres negras: será lançado hoje, em Belém, o Comitê de Mulheres Negras pela Justiça Climática, uma frente de articulação política da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver 2025.
No Círio: motivados pela fé cristã, Thatiana e César Bandeira seguem neste fim de semana para acompanhar a procissão do Círio de Nazaré, em Belém do Pará.
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.