São João 2025

Ritual de bênçãos do Boizinho Barrica será nesta terça

Grupo artístico dará a largada para a temporada junina em evento a ser realizado às 20h, na Casa Barrica.

Evandro Júnior / Na Mira

Atualizada em 09/06/2025 às 12h37
Boizinho Barrica participará de ritual de bênçãos na noite desta terça-feira (10) (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A noite desta terça-feira (10), às 20h, será abençoada para o Boizinho Barrica. O grupo artístico que completou quatro décadas de tradição fará sua estreia no São João 2025 com as bênçãos do padre Cláudio Fernandes. O  evento tradicional será realizado na Casa Barrica (Madre Deus), com a presença de homens e mulheres da comunidade acostumados a comandar rituais religiosos dessa natureza. 

Ao som de toadas características do repertório que homenageia os santos juninos, brincantes, músicos e cantores se confraternizarão durante algumas horas consideradas muito importantes para cada um deles. “É quando damos a largada oficial para a nova temporada de festejos juninos. É um ritual tradicional que precede as nossas andanças pelos arraiais até o mês de julho”, explica o diretor artístico da Companhia Barrica, José Pereira Godão. 

Durante o ritual, os brincantes novatos recebem as bênçãos dos veteranos. Os padrinhos são escolhidos pelos estreantes, conforme uma tradição criada pelo próprio grupo. Cada um deles segura uma vela acesa enquanto as orações são executadas e as músicas entoadas. Há, ainda, troca de presentes. Tudo ao som de pérolas como “São Joao dos Carneirinhos”, “Canto de Luz”, “Procissão de São Pedro” e “Viva Santo Antônio”. 

Espetáculo musical

O ritual significa que as luzes do caminho a ser percorrido ao longo da temporada junina foram acesas e que tudo dará certo. Este ano, o grupo levará para os arraiais um lindo espetáculo, comemorativo aos ‘40 Anos-Luz do Boizinho Barrica'. São novos figurinos e coreografias elaboradas pelo coreógrafo Raul Silva. A companhia apresentará um musical completo, com composições de autoria de Luiz Bulcão, Jordano Mochel, Raimundo Makarra e José Pereira Godão. 

Os arranjos são de Gordo Elinaldo (que também assina a direção musical), Ubiratan Sousa e maestro Francisco Pinheiro. O Boizinho será aplaudido pelo trabalho em conjunto realizado por 120 bailarinos, 40 músicos, cantores Inácio Pinheiro e Roberto Brandão e pelos backing vocals Mariana Rosa e Daniel. 

O evento da noite desta terça-feira (10) será o coroamento do projeto ‘Andanças, Fulgores e Vivas’, carimbado com muito sucesso. A iniciativa conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, patrocínio do Laboratório Cedro e apoio da Via Mundo Intercâmbio e Turismo. 

 

 

 

 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.