O livro de Almeida Galhardo preenche uma lacuna na história da literatura maranhense
Esta coletânea inédita resgata a essência poética de um dos nomes mais relevantes da nossa literatura dos anos 40, trazendo à tona um legado de beleza, sensibilidade e reflexão social.
O Maranhão acaba de ganhar uma nova joia literária com o lançamento do livro "Poesia Reunida", de Almeida Galhardo. Esta coletânea inédita resgata a essência poética de um dos nomes mais relevantes da nossa literatura dos anos 40, trazendo à tona um legado de beleza, sensibilidade e reflexão social.
Organização e prefácio de minha autoria, o livro conta ainda com a apresentação do escritor e membro da Academia Maranhense de Letras, Rossini Corrêa, e do posfácio assinado pela professora, escritora e crítica literária Natércia Moraes Garrido. Uma verdadeira viagem pelo universo lírico do poeta de Tutóia, que, mesmo tendo uma vida curta, deixou uma obra marcante.
Fruto de mais de dois anos de pesquisa em fontes bibliográficas, jornais de época na Biblioteca Pública Benedito Leite e no Arquivo Público do Maranhão, a obra reúne, pela primeira vez, toda a produção poética de Almeida Galhardo, incluindo 20 poemas inéditos descobertos durante o trabalho, além de revisões de outros poemas.
Almeida Galhardo, pseudônimo de Francisco das Chagas Almeida Soares, faleceu tragicamente aos 25 anos em um acidente de avião em agosto de 1948. Sua poesia, marcada por forte lirismo e influências diversas, permanece arrebatadora e fascinante. Apesar de sua juventude e de não ter publicado um livro em vida — ele estava finalizando um volume de poemas inéditos —, sua obra sempre foi admirada pelos amigos, colegas e pela comunidade ludovicense. Agora, com esse projeto, sua história ganha novo destaque.
A publicação dos poemas reunidos de Galhardo é uma homenagem justa e necessária, que preenche uma lacuna na história da nossa literatura. A pesquisa revelou poemas inéditos e uma riqueza de versos que merecem ser conhecidos por novas gerações.
A coletânea está organizada em três fases da produção poética de Almeida Galhardo — religiosa, influenciada por diversos estilos e de lirismo arrebatador — oferecendo uma visão completa de sua evolução artística. Entre os poemas mais destacados estão “Cruz de Ouro”, “Gaivotas” e “Erupção de Amor”, que revelam toda a sensibilidade e talento do poeta.
Além de valorizar sua obra, o livro também resgata o contexto cultural do Maranhão dos anos 40, incluindo referências ao Centro Cultural Gonçalves Dias e à participação de Galhardo na geração de 45, que marcou a literatura local e celebra seus 80 anos neste ano.
Este lançamento é uma oportunidade única de conhecer e valorizar a trajetória de um poeta que, apesar de sua vida breve, deixou um legado de poesia intensa e inspiradora. A obra promete consolidar Almeida Galhardo como uma figura fundamental na história literária do Maranhão, reforçando nossas raízes culturais e literárias.
"Poesia Reunida" foi publicado pela editora Megan Design Editorial e já está disponível na livraria AMEI, no São Luís Shopping. Uma leitura imperdível para amantes da poesia, estudiosos e todos que desejam conhecer um capítulo importante da nossa história literária.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira