SÃO LUÍS - O projeto Cria: Mutirão Arte e Cultura anuncia a apresentação cultural neste sábado, 30 de novembro, como resultado da residência artística promovida pela iniciativa no eixo Itaqui-Bacanga, em São Luís. Ao todo, 25 artistas solos e 8 coletivos participaram de encontros com mentores das áreas de música, dança popular, dança urbana e teatro e, agora, o público poderá assistir ao espetáculo criado pela mistura de gerações, ritmos e experiências que é dedicado à cultura maranhense.
Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp
Cria: Mutirão de Arte e Cultura é realizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura por meio do Ministério da Cultura e do Governo Federal União e Reconstrução em parceria com o Instituto Odeon, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e Wilson Sons e apoio do Centro Cultural Vale Maranhão.
“O projeto Imagina, que em São Luís recebe o título de Cria: Mutirão Arte e Cultura, nasceu do desejo de homenagear a cultura local e proporcionar a troca de saberes entre os artistas participantes. Estamos muito felizes em poder desenvolver junto com os artistas a criação deste espetáculo. Todas essas características estão ligadas diretamente às principais pautas do Instituto Odeon, que busca sempre impulsionar projetos que estimulem a democratização da cultura e educação. Vale ressaltar ainda que São Luís é a segunda cidade que recebe esta iniciativa, que foi lançada em Belo Horizonte, olhando para artistas da música e que agora promove o encontro de diferentes setores da cultura”, afirma Carlos Gradim, diretor presidente do Instituto Odeon.
Continua após a publicidade..
“O Instituto Cultural Vale e o CRIA se unem em um propósito comum: apoiar a formação e qualificação de artistas que mostram toda a potência das muitas culturas que formam a nossa cultura. As residências artísticas ampliam as oportunidades para que os artistas desenvolvam ainda mais seus talentos e tenham visibilidade cada vez maior, contribuindo para a diversidade e o fortalecimento do cenário cultural do Maranhão”, diz Luciana Gondim, diretora executiva do Instituto Cultural Vale.
O espetáculo do próximo dia 30 foi desenvolvido ao longo de encontros diários, liderados por cinco mentores. Mestre Negoativo, responsável pelo tema música, Isa Souza, mentora de dança popular, B-boys Macaxeira, com a dança urbana e Samira Ávila, mentora de teatro.
Ao longo das reuniões, cada artista contribuiu com a sua área de atuação enquanto debatiam a melhor maneira de montar o espetáculo multidisciplinar. Coletivamente, mentores e alunos pensaram desde os elementos, narrativa e proposições direcionadas até a apresentação.
“O público vai ver um encontro geracional no palco. São artistas novos, que começaram há pouco suas carreiras, encontrando nomes já conhecidos da cultura maranhense. Além disso, a mistura de ritmos e expressões artísticas vai levar para a apresentação hip hop, teatro, rap, música popular e percussão do tambor de crioula, por exemplo, em um espetáculo que homenageia São Luís, em especial a história da região Itaqui-Bacanga”, explica Samira Ávila, mentora e coordenadora do Cria: Mutirão Arte e Cultura.
Saiba Mais
- Empresário come banana de obra de arte que comprou por R$ 35 milhões
- Projeto de pintura em espaços públicos de Imperatriz divulga artistas selecionados
- Projeto de arte urbana abre inscrição para artistas de Imperatriz
- Obra icônica de Bansky roubada no domingo é encontrada
- Inscrições abertas para a 3ª Mostra ART 120 segundos
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira