São João

'São João dos 400 Anos' é só alegria nos arraiais

Na terça-feira (19), a festa rolou até às 2h da madrugada nos arraiais.

Divulgação/Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 12h20

SÃO LUÍS - O “São João dos 400 Anos” entrou em seu quinto dia de programação, com brincantes e público no mesmo ritmo da alegria e magia que caracterizam a festa junina. Na terça-feira (19), a festa rolou até às 2h da madrugada nos arraiais que recebem apoio oficial do Governo do Estado. Na área da Praia Grande, o setor da Praça Valdelino Cécio entrou no circuito da animação, presenteando o público com cinco grupos de dança portuguesa, duas quadrilhas e três danças do boiadeiro.

A Dança Portuguesa Tradição de Portugal, do Bairro da Liberdade, brindou turistas e famílias maranhenses presentes à Praça Valdelino Cécio com uma apresentação harmoniosa dos 16 pares divididos em dois grupos: comando e cordão. Ao final, além do tradicional fado português, os brincantes fizeram um número ao som da música Ilha Magnética, do cantor maranhense César Nascimento. “Essa é nossa homenagem aos 400 anos de São Luís”, afirmou a dirigente do grupo, Sulamita Oliveira.

Na Praça Nauro Machado, o show do cantor Fernando Carvalho trouxe para os ludovicenses forró pé de serra, além de interpretações de Forró Número 1 e A Vida do Viajante, do rei do baião, Luíz Gonzaga. “Como é bom dançar um forró, adorei a escolha do repertório”, declarou a secretária Ana Luíza Pedrosa.

Upaon-Açu

O Bumba meu boi de Upaon-Açu, de sotaque de Orquestra, deixou o público com gosto de quero mais após a apresentação no Canto da Cultura (Praia Grande), por volta das 22h. Belas índias, caboclos e percussionistas ditaram o ritmo e o passo da alegria.

Este ano, o CD do grupo tem uma toada de autoria do comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Franklin Pachêco Silva, e outra composta pelo coordenador do Parque Junino da Praia Grande, Mauro Eneas Frazão, historiador da Secretaria de Estado de Cultura (Secma).

Segundo o maestro, Rui Maranhão, comandante do batalhão, o Upaon-Açu é um boi que vem crescendo e com certeza, é uma das grandes sensações do São João 2012. “Nosso grupo brinda a cidade de São Luís, no seu quarto centenário, com belas toadas e as índias mais bonitas dos batalhões de Orquestra”, disse.

Vila Palmeira

No Parque Folclórico da Vila Palmeira, que recebe apoio do Governo do Estado, além da apresentação dos grupos de bumba-meu-boi de Axixá, Capricho do Bom Jesus, Meu Tamarineiro de Ribamar, do Cacuriá Mirim Rabo de Saia da Liberdade, Grupo Folia Junina, também recebeu o show do grupo Bumbauê, com o cantor Pepê Junior.

O ator Arielson Ferreira foi ao arraial, na terça-feira (19), e elogiou a decoração do local, enfeitado com anjos barrocos, bois gigantes, caboclos de pena, balões de São João. “Trouxe minha filha para curtir as brincadeiras e também o parque de diversão que tem aqui”, afirmou a dona-de-casa Mariza de Jesus Costa.

O vereador Astro de Ogum, que ajuda na reestruturação dos grupos culturais da Vila Palmeira, declarou que o Parque Folclórico, em termos de ornamentação, decoração e programação não deixa a desejar para outros arraiais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.