BRASIL - Fátima Bernardes fez um alerta sobre o uso indevido de sua imagem e a disseminação de fake news. Em um vídeo publicado em seu perfil no Instagram, a jornalista comentou que tem recebido vídeos falsos que utilizam sua imagem de forma não autorizada.
Ela enfatizou que as informações contidas nesses vídeos não são verdadeiras. Bernardes relatou que sua imagem foi usada para promover um tratamento falso, alegando que ela tinha se tornado oftalmologista, criminologista e nutricionista, o que não é correto. Em janeiro, um vídeo foi produzido a partir de uma entrevista sua, promovendo um suposto método de cura para problemas de visão, que é totalmente falso.
Bernardes destacou que a manipulação foi convincente o suficiente para que muitas pessoas acreditassem na autenticidade do vídeo, compartilhando a informação e tentando adquirir o tratamento que não existe. Ela explicou que essa técnica, conhecida como deep fake, utiliza inteligência artificial para alterar rostos e falas em vídeos, resultando em conteúdos que parecem reais.
Ela alertou sobre a importância de verificar informações antes de compartilhá-las, recomendando desconfiar de conteúdos sensacionalistas e sempre checar a fonte das informações.
Confira o vídeo:
Saiba Mais
- Fátima Bernardes comenta mudanças no jornalismo da Globo e evita dar conselhos a novos âncoras
- Fátima Bernardes homenageia filhos trigêmeos
- Fátima Bernardes testa positivo para covid-19
- Fátima Bernardes desmente fake news de Eduardo Bolsonaro ao vivo
- Fátima Bernardes passa bem após cirurgia no ombro
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.