A micropigmentação é a nova aposta das mulheres e homens que desejam corrigir as imperfeições seja na sobrancelha, nos lábios, na face ou até mesmo no couro cabeludo. A técnica é feita por meio do depósito de pigmentos (específicos para cada área a ser pigmentada) na camada subepidérmica da pele com a ajuda de um dermógrafo e agulhas apropriadas. “A micropigmentação não é uma maquiagem definitiva como muitos pensam, ela tem duração e deve ser feita anualmente uma manutenção para prolongar o resultado”, explica Vanessa Silveira- micropigmentadora, mestra em Micropigmentação Fio a Fio 3D.
O resultado do procedimento pode durar até nove meses a dois anos, levando em consideração a aderência da pele e os cuidados. “A micropigmentação pode ser feita em diversas partes do corpo, sobrancelha, lábios, para corrigir cicatrizes nos seios, estimular as estrias e ainda camuflar as falhas no couro cabeludo deixadas pela calvície”, ressalta Vanessa.
Traços perfeitos
Se você ainda desconhece a técnica de micropigmentação, a micropigmentadora Vanessa Silveira explica quais são os tipos de micropigmentação existentes no mercado:
Micropigmentação na Sobrancelha
Está técnica é indicada para quem tem poucos pelos na sobrancelha ou quase nenhum. Ela pode ser feita por mulheres e homens, inclusive por pacientes que já enfrentaram doenças graves como o câncer. “A micropigmentação irá redesenhar a sobrancelha e corrigir as falhas por meio do depósito de pigmentos com o auxílio do dermógrafo, deixando as sobrancelhas com um aspecto muito natural”, ressalta a Vanessa.
A duração da micropigmentação pode chegar até dois anos.
Manchas e Cicatrizes
Essa técnica pode ser feito por mulheres e homens que apresentam manchas na pele, como vitiligo. “Esse tipo de micropigmentação é considerada paramédica e tem a finalidade de pigmentar a mancha com o tom mais próximo da pele do paciente”, diz Vanessa. No caso da cicatriz é feita a introdução de pigmentos não alergênicos na pele. É realizada sob anestesia local e não causa dor. “O processo de cicatrização da micropigmentação dura em média 30 dias. Sendo indispensável para a recuperação da pele o uso de pomada cicatrizante e não tomar sol, banho de mar ou piscina”, alerta a especialista. É importante é que técnica seja feita por um profissional para evitar maiores desconforto.
Blush e Contorno dos olhos
A micropigmentação do Blush é para as mulheres que sonham em acordar maquiada. A técnica pigmenta a face com a tonalidade que a cliente deseja deixando um aspecto de afinamento facial e rejuvenescimento da aparência. Já o contorno dos olhos consiste no pigmento que é introduzido com o dermógrafo na linha rente aos cílios superiores e inferiores, dando um efeito de cílios volumosos e olhos contornados. A micropigmentação do contorno dos olhos tem a finalidade de realçar a beleza dessa região.
Preenchimento e contorno labial
O preenchimento e contorno labial tem a finalidade de corrigir o formato dos lábios, permitindo uma nova coloração e até aumento os lábios. Lembrando que a micropigmentação nos lábios é recomendada para lábios que não possuem um delineamento natural, ou seja, assimétricos.
Auréola dos seios
A micropigmentação na auréola dos seios é uma técnica paramédica que camufla as manchas e marcas de cicatrizes cirúrgicas. A micropigmentação da aréola mamária tem como objetivo obter a simetria da aréola mamária. Além disso, é possível pigmentar a região deixando-a com a mesma tonalidade.
Olheiras, rugas e linhas de expressão
Se você não sabe como apagar as olheiras e amenizar as rugas, linhas de expressão, a micropigmentação consegue reduzir todas essas imperfeições. No caso das olheiras, o pigmento depositado na região cobre as olheiras tendo o mesmo efeito de um corretivo, porém, a sua durabilidade é muito maior do que o corretivo comum e ajuda a disfarçar as olheiras.
Afinamento de nariz
A técnica utilizada tem o objetivo de fazer um leve escurecimento lateral para garantir o efeito do afinamento.
Queda de cabelo
Puntopigmentação é uma técnica feita por meio de agulha que deposita um pigmento da cor do fio do cabelo para camuflar a área em que há queda dos fios. Cada sessão tem duração de aproximadamente duas horas e o resultado pode ser notado na primeira sessão. Além da micropigmentação, tem a técnica de micropuntura que inclusive a Vanessa Silveira é pioneira. Com a micropuntura é possível tratar as estrias brancas, as rugas e linhas de expressão.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.