Sem assistência

"Detentos de presídio de Davinópolis estão sem assistência a saúde", diz vereador

O caso foi levado ao conhecimento do Ministério Público Estadual.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34

DAVINÓPOLIS – Em discurso na tribuna da Câmara, o vereador Julimar Hilarino “denunciou” que os 112 detentos da Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Davinópolis estão praticamente sem assistência à saúde. Em apartes, outros vereadores, também, lamentaram a situação e demonstraram apoio ao colega.

De acordo com o vereador Julimar Hilarino, os detentos estavam sendo atendidos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Clésio Fonseca do município de Davinópolis até o prefeito fazer um levantamento e descobrir o montante dos gastos.

“(...)O município estava tendo com o custeio da assistência à saúde dos detentos, cuja responsabilidade é do Governo do Maranhão”, disse.

O parlamentar lembrou que a comunidade, também, vinha reclamando dos riscos de segurança ao prestar atendimento aos presos nas unidades básicas de saúde, pois os detentos ficavam algemados e escoltados por dois agentes penitenciários armados com pistolas.

O vereador enfermeiro Josivan Sousa dos Santos, o Ziva, destacou que votou contra a lei que autorizou a construção do presídio em Davinópolis.

Julimar, falou, ainda, que o promotor Domingos Eduardo esteve no presídio e conversou com os detentos que reclamaram da falta de medicamentos, inclusive destacando que a diretora da unidade prisional está ciente do problema e encaminhou ofício ao secretário de Estado de Administração Penitenciária.

Nota Oficial

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap) informa que já deu início à distribuição dos medicamentos nas unidades prisionais de todo o estado, e que o cronograma de entrega contemplará a UPR de Davinópolis, ainda essa semana.

A Sejap lembra, porém, que a responsabilidade do Estado sobre a assistência à saúde dos internos da referida cidade é dividida com a gestão municipal, que aderiu à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Privada de Liberdade, por meio da Portaria N.1.329/15 do Ministério da Saúde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.