Educação

Davinópolis: reunião discute avanço do projeto MPEduc

O programa objetiva estabelecer direito à educação básica de qualidade.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43

DAVINÓPOLIS – Com o intuito de apresentar e implementar o projeto MPEduc em Davinópolis, o Ministério Público do Maranhão (MPMA) e o Ministério Público Federal (MPF) realizaram, esta semana, reunião com gestores da administração municipal, professores e coordenadores de escolas do município de Davinópolis.

O Ministério Público pela Educação (MPEduc), projeto desenvolvido e executado em parceria entre o MPMA e o MPF, tem como objetivo estabelecer direito à educação básica de qualidade e, assim, melhorar os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas escolas.

Durante a reunião, o promotor Jadilson Cirqueira, titular da Promotoria de Meio Ambiente e Educação de Imperatriz, falou da importância do projeto em prol do desenvolvimento sustentável da educação.

Ele pediu que as pessoas não se sintam envergonhadas ou apontem culpados para o baixo desempenho da cidade no Ideb. "Esse projeto vai levantar a autoestima dos professores, da administração pública e vai dar um grande retorno em qualidade para pais e alunos", afirmou.

De acordo com o prefeito Danilo Paiva, entre os maiores problemas da educação básica, estão a evasão escolar e a escassez de recursos para investir em educação de qualidade.

O secretário municipal de Educação, João Macedo, aproveitou a oportunidade para agradecer aos órgãos por implantarem o MPEduc no município de Davinópolis e reconhece que a situação, neste âmbito, é precária.

Para o procurador da República Pedro Melo Pouchain, o projeto somente concretizará os objetivos se houver o envolvimento de todos. Ele considera a iniciativa uma mudança de postura dos Ministérios Públicos.

"Infelizmente sabemos que a Justiça é lenta, mas o diálogo e a aproximação dos MP's com as administrações podem dar respostas mais rápidas para a sociedade", diz Pedro Melo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.