Unidades Prisionais

Sejap leva ações às unidades prisionais do interior

Açailândia, Davinópolis e Balsas vão receber as equipes.

Divulgação/Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50

MARANHÃO - A Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) deu início, no último fim de semana, às atividades assistenciais de interiorização nas unidades prisionais do interior do Maranhão.

O projeto, “Conhecimento estratégico – unidades do interior” oferece ações sociais e de assistência aos detentos. O primeiro estabelecimento a ser contemplado foi a Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) do município de Rosário.

A ação vai se estender por todas as unidades prisionais do interior do Maranhão, de acordo com um planejamento da Superintendência de Justiça (Saju), contemplando estabelecimentos penais em Paço do Lumiar, Timon, Caxias, Codó, Bacabal, Chapadinha, Viana, Santa Inês, Açailândia, Davinópolis e Balsas.

Coordenado pela Secretaria Adjunta de Justiça (Saju), a ação inclui visitas às unidades, a fim de alinhar, com os gestores, as políticas de reinserção social destinadas aos apenados. Os trabalhos ocorreram com atividades de acolhimento, por meio dos quais são realizadas entrevistas, apresentações pessoais, registros fotográficos da unidade. A proposta é fazer um diagnóstico de cada estabelecimento para que sejam desenvolvidas ações específicas para a população carcerária.

Na ocasião, ainda foi feita uma oficina de matriz swot e categorização, ou seja, um momento onde se faz um levantamento dos pontos fortes, fracos, as ameaças e oportunidades existentes nos trabalhos desenvolvidos naquela unidade prisional. Após o momento, houve uma roda de terapia comunitária com custodiados, com a intenção de promover uma reflexão a cerca da vivência dentro e fora do ambiente carcerário. Ao final, foi feita uma avaliação das atividades.

Para o superintendente de Justiça, André Barreto, a iniciativa amplia as bases para a integração das unidades do interior. Na avaliação dele, a ação vem consolidar a política de humanização nos estabelecimentos carcerários. “O projeto intensifica as bases de integração das unidades, visando à consolidação operacional, e desta forma, contribuir para o esforço de humanização e eficiência na reintegração social dos apenados”, afirmou.

Ao todo, cerca de 80 internos foram beneficiados com o projeto. O diretor da UPR de Rosário, Renato Barros, falou que a iniciativa contribui com a padronização das atividades de reinserção social. “Cada unidade do interior estava adotando sua política de ressocialização. Com a execução desse projeto, teremos uma padronização dos processos de humanização do sistema”, contou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.