Decisão

MP solicita a manutenção do antigo prédio da prefeitura

Em caso de descumprimento, foi sugerida a aplicação de multa de R$ 1 mil.

Imirante.com, com informações do MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38

CURURUPU - A Promotoria de Justiça da Comarca de Cururupu propôs, no último dia 5 de novembro, uma Ação Civil Pública contra o município de Cururupu, solicitando à Justiça que determine a adoção, no prazo de 30 dias, de medidas para a manutenção e conservação da antiga sede da prefeitura, com prazo de 60 dias para a conclusão das intervenções. O prédio fica localizado na Rua Getúlio Vargas.

Foi solicitada, também, a adoção de providências para interditar a área externa do imóvel, no prazo de 10 dias, com a colocação de sinalização e tapumes, além de medidas de proteção para evitar depredações e roubos de materiais.

Consta, também, nos autos que o prédio se encontra com a estrutura interna deteriorada, com paredes, assoalhos e colunas danificadas, causando riscos à população e prejuízos ao erário. Não há previsão de restauração ou reforma.

Em junho de 2015, um parecer técnico do Corpo de Bombeiros, solicitado pelo Ministério Público do Maranhão, atestou o estado de abandono do prédio e a impossibilidade de utilizá-lo, conforme aponta o laudo: “o imóvel não apresenta condições para a utilização, mesmo nas áreas externas. Portanto, o 8º BBM recomenda a interdição total do imóvel até o cumprimento da manutenção e normas de segurança”.

Na ação, o promotor afirmou: “A omissão do gestor municipal em adotar as providências quanto a manutenção e conservação do prédio público da antiga sede oficial da Prefeitura Municipal de Cururupu tem por consequência gravíssimos prejuízos para o patrimônio público municipal, o patrimônio histórico e cultural municipal e a sociedade”.

O MP-MA pede, ainda, a condenação definitiva do município de Cururupu para conservar e preservar o imóvel. Foi solicitado, também, que a administração dê destinação útil ao imóvel, de forma compatível com a sua relevância cultural.

Em caso de descumprimento, foi sugerida a aplicação de multa ao prefeito no valor de R$ 1 mil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.