JANTAR

Acelga gratinada com mostarda

É a receita perfeita tanto para servir como prato principal quanto acompanhamento.

Globo - Receitas

Acelga gratinada com mostarda. (Foto: Divulgação)
45 min
4

Ingredientes

  • Meio maço de acelga
  • 1 xícara de chá de leite
  • 25 gramas de manteiga
  • 2 colheres de chá de mostarda em grão
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • 6 colheres de sopa de queijo parmesão ralado fino
  • noz-moscada a gosto
  • sal a gosto
  • pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

  1. Preaqueça o forno a 200 graus Célsius, na temperatura média. Separe um refratário oval de 20 centímetros por 30 centímetros ou que comporte 1 litro e meio.
  2. Leve uma panela grande com água ao fogo alto e separe uma tigela com água e gelo. Solte as folhas de acelga e lave sob água corrente.
  3. Braqueie a acelga assim que a água ferver. Adicione 2 colheres de chá de sal e mergulhe as folhas de acelga em etapas. Deixe cozinhar por apenas 2 minutos. Com uma pinça, transfira as folhas para a tigela com água e gelo para interromper o cozimento. Assim elas ficam macias, mas sem perder a textura.
  4. Coloque as folhas de acelga branqueadas num escorredor e esprema bem com as mãos para tirar o excesso de água.
  5. Na tábua, empilhe 3 folhas de cada vez e corte em fatias de 5 cm. Se estiverem muito grandes, corte as folhas ao meio, no sentido do comprimento, e depois em fatias. Reserve.
  6. Bata as sementes de mostarda no pilão apenas para quebrar. Assim elas liberam mais sabor e aroma durante o preparo. Mas não precisam virar pó. Na jarra medidora, misture o leite com o amido de milho até dissolver.
  7. Leve uma panela média com a manteiga ao fogo médio. Assim que derreter, adicione a mostarda e mexa por 1 minuto para perfumar.
  8. Retire a panela do fogo e adicione todo o leite com o amido de uma só vez. Volte ao fogo médio e mexa com o batedor de arame por cerca de 5 minutos, até engrossar.
  9. Tempere com noz-moscada, sal e pimenta-do-reino a gosto. Desligue o fogo, misture 3 colheres de sopa de queijo parmesão e acrescente a acelga fatiada.
  10. Transfira para o refratário e polvilhe com o restante do queijo.
  11. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos ou até gratinar. Sirva a seguir.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.