Em Coelho Neto

Após montar escolinha para dar aula, menina de 12 anos vai ganhar casa novas no Maranhão

A pequena Érika Leal abriu a escolinha em maio do ano passado. O local, chamado de "Escolinha da Esperança", ganhou cerca de 20 alunos de diferentes idades e séries.

Imirante.com, com informações do G1 MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
A pequena Érika Leal abriu a escolinha em maio do ano passado, após uma brincadeira com os colegas.
A pequena Érika Leal abriu a escolinha em maio do ano passado, após uma brincadeira com os colegas. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

COELHO NETO - Após o fechamento de escolas no Maranhão, por causa da pandemia, muitas crianças tiveram o aprendizado comprometido. E foi pensando nessas crianças que uma menina, de apenas 12 anos de idade, decidiu abrir uma escolinha na comunidade em que mora, na zona rural da cidade de Coelho Neto, no Maranhão.

A pequena Érika Leal abriu a escolinha em maio do ano passado, após uma brincadeira com os colegas. Sem poder brincar na rua, por causa do clima seco e quente do município, a menina resolveu “brincar de dar aula” em uma casa de barro abandonada na comunidade, depois a escolinha migrou para um espaço ao lado da casa da professorinha

"A pandemia chegou e teve a doença e aí, a gente parou de estudar. Nós brincávamos de tarde e era divertdo, só que o sol era muito quente, e eu falei assim 'Em vez da gente brincar disso, vamos brincar de escolinha?'. Eu fui e fiz e virei professora", disse.

O que era brincadeira se tornou algo sério. O local, chamado de “Escolinha da Esperança”, ganhou cerca de 20 alunos de diferentes idades e séries. Érika começou, do jeito dela, a ensinar os alunos a ler e escrever e até a se comportarem em casa.

A iniciativa deu tão certo que a menina vai ganhar uma casa nova para a família, com um espaço para ela continuar dando aulas.

Veja a reportagem completa no G1 MA/TV Mirante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.