Poço tipo cacimba

Povoado de Codó: moradores usam água suja para beber e lavar

Por ser um poço raso, o risco de contaminação se torna ainda maior.

Liliane Cutrim/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
 Foto: Raimundo Alves/WhatsApp
Foto: Raimundo Alves/WhatsApp

CODÓ – A falta d’ água é um problema cada vez mais recorrente no Maranhão. Enquanto na capital, moradores sofrem com os constantes problemas no Sistema Italuís, no interior do Estado, muitas cidades vivem apenas com poços artesianos com água insalubre. Como é o caso do povoado Vertente, na cidade de Codó.

 Foto: Raimundo Alves/WhatsApp
Foto: Raimundo Alves/WhatsApp

Segundo moradores do local, eles usam água de um poço artesanal tipo cacimba, onde a água tem aspecto barrento, sem condições de consumo humano. Por ser um poço raso, o risco de contaminação se torna ainda maior.

 Foto: Raimundo Alves/WhatsApp
Foto: Raimundo Alves/WhatsApp

“Faz um ano que o prefeito da cidade prometeu fazer um poço no povoado, mas, até agora, nada. E a água de cacimba serve para beber e lavar. O pior é que as cacimbas estão secando”, afirma uma moradora da região, que não quis identificar-se.

 Foto: Raimundo Alves/WhatsApp
Foto: Raimundo Alves/WhatsApp

Riscos à saúde

Estudos apontam que a água poluída pode causar a transmissão de doenças, além de transportar substâncias químicas venenosas.

Outro ponto preocupante, é que o uso frequente de poços artesianos pode ocasionar a contaminação das águas subterrâneas.

O Imirante.com entrou em contato com a Prefeitura de Codó, que afirmou, por meio de nota, que em outros povoados próximos já tem poços para a população. Mas, o povoado de Vertente só será beneficiado com a instalação de um poço na próxima etapa de execução do projeto.

Veja a nota na íntegra

Segundo o Secretario de Agricultura José Cordeiro, esse PA (Projeto de Assentamento) é composto de sete povoados, no qual Vertente faz parte, atualmente já existe dois poços que fica no povoado Fleixeira e Riacho Seco. Já há um projeto aprovado para implantação de mais dois poços nos povoados Pirabemba e Raposa, na próxima etapa será o povoado Vertente e os demais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.