Vandalismo

Igreja de São Pedro é depredada, em Codó

Inaugurada em 1995, templo e patrimônio da cidade já foi assaltado várias vezes.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52
Foto: Acélio Trindade /TV Mirante
Foto: Acélio Trindade /TV Mirante

CODÓ - A Igreja de São Pedro, no município de Codó, está sendo alvo de depredação. Além da iluminação do local, parte da Via Sacra, pintada em alvenaria, está sendo destruída. O terreno alto onde foi construída a igreja permite uma vista privilegiada da cidade. É um dos pontos mais visitados desde 1995 quando foi inaugurada no bairro São Pedro.

Antes de contratar um vigia e ter portas e janelas reforçadas, a igreja foi arrombada várias vezes. Os ladrões procuravam o cofre. Na atualidade, a ação criminosa na área é outra a de destruir o patrimônio católico da comunidade.

Nada escapa aos olhos dos criminosos. A iluminação do pátio é destruída sempre que é trocada, e os assaltantes vão além disso, atacando até o que para os fiéis é mais sagrado, como o conjunto de 13 pinturas, de autoria do artista Orlando Matos, que conta a Paixão de Jesus Cristo.

Mais de sete obras estão furadas ou já em situação pior, destruída para a tristeza de quem gostaria de vê-las preservadas, como a dona de casa Ailana Ribeiro. "É como eu já falei, isso não é o correto. Deveria haver mais respeito com o patrimônio da Igreja Católica", destacou a dona de casa.

Os vândalos agem sempre à noite. Segundo Ana Paula Ribeiro dos Santos, zeladora há mais de dois anos da Igreja de São Pedro, nem o vigia pode fazer algo para impedi-los. "Todos nós estamos a mercê dos que não respeitam a igreja. São vários assaltantes e, às vezes, o vigia tem até medo de reclamar", revelou a zeladora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.