Homenagem

FC Oliveira homenageia Gilmar Pereira Costa

Acélio Trindade/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h14

CODÓ - Gilmar Pereira Costa, morreu vítima de um acidente de trânsito no Piauí, aos 49 anos de idade (BR 316, KM 276, início da noite de 30 de junho de 2009). Para a família, um marido exemplar, o pai apaixonado de um casal de filhos ainda hoje consternado.

Tinha formação superior em Matemática. Era pós-graduado em Gestão Empresarial e Marketing. Pelas lembranças do industrial, Francisco Carlos de Oliveira, para quem trabalhou por mais de 15 anos, Gilmar chegou a Codó a convite do Grupo Salem onde desenvolveu serviços na área de extração de óleo de babaçu e supermercado.

No grupo FC Oliveira

Depois foi trabalhar na Prefeitura do Município, neste tempo Chiquinho Oliveira o conheceu. Seu primeiro trabalho na FC Oliveira tinha a ver com programação de sistema para estoque e controle de mercadoria, caixa. Na época, algo revolucionário.

“Eu posso dizer que nós não sabíamos nem ainda o que era computador e o Gilmar foi a pessoa que inovou, criou, mudou a mentalidade, a minha mentalidade, para este lado da tecnologia, da informática”, revelou Francisco Carlos de Oliveira.

Seu espírito aguerrido o fez crescer rapidamente dentro da empresa. Logo assumiu a direção comercial e a de marketing empresarial do Grupo FC Oliveira. Atualmente liderava 56 representantes comerciais que trabalham com a marca Econômico e FC em 17 Estados Brasileiros.

Muitos destes com histórias particulares de sucesso, inteiramente ligadas ao trabalho de Gilmar Pereira Costa. Amós Oliveira Sousa, representante Econômico no sul do Maranhão, lembra que o amigo que perdera unia cobrança firme com ensino e amizade.

“Gilmar você pegou pesado comigo, eu pensei que você tava era zangado, era bravo comigo e de repente ele abraçava jogava pra cima. Aí aquele momento passava e a gente passava a gostar mais dele porque tudo que ele fazia era pra melhorar a nossa situação”, lembrou Amós com os olhos em lágrima.

Visão de marketing

A frente do marketing gostava de criar campanhas de impacto, desenvolver novas estratégias de venda e, principalmente, de envolver o consumidor. Francisco Carlos de Oliveira ressalta que o inesquecível amigo deu a ele grandes idéias ligadas ao desenvolvimento social do grupo e a defesa do meio ambiente, muitas delas hoje copiadas por outras empresas.

“O lado de marketing da empresa, ele não ficava só em Codó. Ele sempre se preocupou com o meio ambiente. Dentro de nossa casa Gilmar foi quem criou essa coleta de frascos que hoje ta rodando aí várias cidades do Maranhão, do Piauí, do Pará, isso hoje as empresas estão nos imitando”, disse

O companheiro

Ao longo de anos de convivência, muitos de seus companheiros e companheiras de trabalho aprenderam a admirá-lo por diversas razões. A assistente de marketing, Antonia Luz, ia completar oito anos ao lado de Gilmar. Para ela, a perda é de um líder inesquecível.

“Com certeza vai deixar saudades, no aprendizado que muita gente teve com ele, eu particularmente não vou esquecer nunca... Ele era um espelho, dedicação, honestidade, ele era uma pessoa muito boa, muito boa mesmo tanto que pra gente foi uma perda muito grande”

Para a técnica em segurança, Disney Caldas, pela forma como ele agia, se foi mais que um amigo de trabalho.

“Eu o considerava um pai porque ele brigava, te chamava a atenção pra você melhorar. Ele te apoiava, te puxava a orelha, mas te mostrava o caminho certo Foram 8 anos de convivência com Gilmar, foi amigo, foi companheiro, foi parceiro, nas horas difíceis ele dizia alguma, me consolava”, desabafou Disney

Um patrimônio da FC

Por tudo que representava para a maioria, Gilmar Pereira Costa, aos 49 anos de idade, foi cedo demais. Sua cadeira vazia representará, por incontáveis anos, o vazio que sua ausência provoca na vida de quem aprendeu a amar um homem admirável, um incansável trabalhador.

“Uma grande perda. Foi embora um patrimônio dessa casa, foi embora um patrimônio valiosíssimo dessa casa. Eu tenho certeza que Gilmar jamais vai ser esquecido por esta casa, pelos meus filhos, pela minha família. A sua passagem aqui foi registrada, o Gilmar acompanhou o crescimento dessa casa”, disse cheio de sentimentos o diretor-presidente do Grupo FC Oliveira.

Seu filho, Francisco Nagib, vice-presidente do grupo, foi além.

“Hoje a FC Oliveira ta grande e vai sentir falta daquele diretor de marketing, diretor comercial. Ele vai fazer falta pra FC Oliveira e pra todos nós funcionários. Ele era muito importante e insubstituível, a gente pode até conseguir alguém, mas nunca igual à ele”, concluiu Nagib.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.