Demora na conclusão de obra

Chapadinha: Caema e Estado devem regularizar água

O MP-MA pede o funcionamento de três poços artesianos na cidade.

Imirante.com, com informações do MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h36
(Foto: Reprodução/Internet)

CHAPADINHA – O governo do Estado do Maranhão e a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) foram acionados pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA) para que tomem medidas, em 15 dias, para garantir o funcionamento de três poços artesianos do sistema de abastecimento de água de Chapadinha, que deveria favorecer 13.200 famílias.

Segundo o MP-MA, na manifestação, baseada no Inquérito Civil nº 03/2015, de agosto deste ano, o titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca, Douglas Assunção Nojosa, solicita, ainda, o aumento dos poços de 40m³/h para 100m³/h e o reinício das obras do sistema, para que este entre em funcionamento até 31 de março de 2016.

O MP-MA solicita que as multas por descumprimento sejam de R$ 10 mil diários, cujos montantes devem ser pagos individualmente pelos dois réus.

Demora

O contrato de ampliação do sistema de água, no valor de R$ 26.556.844,48, foi assinado em novembro de 2012, entre o Estado do Maranhão e o governo federal. Em 2014, apenas 33% das obras, sob responsabilidade da empresa Vale do Paraíba Engenharia e Empreendimentos Ltda, foram finalizadas.

Por causa da demora, os moradores de Chapadinha estão há mais de 100 dias sem fornecimento de água regular. “Entretanto, o que se tem visto é o adiamento indevido e indefinido dos serviços previstos”, destaca o promotor, na Ação Civil Pública. “Somente os moradores com melhor situação financeira podem contratar caminhões pipa para abastecerem suas residências”.

Pedidos finais

Como pedidos finais, o MP-MA requer a condenação do Estado e da Caema a manter o contínuo fornecimento de água potável e tratada aos habitantes do município, sem rodízio ou medidas equivalentes.

Outra solicitação é a condenação dos dois réus à conclusão das obras do sistema até março de 2016. O Ministério Público pede, ainda, a condenação da Caema a divulgar amplamente aos consumidores horários, locais, períodos e razões da interrupção do fornecimento de água.

Solicita, ainda, que a companhia seja obrigada a não cobrar tarifas de água referentes aos períodos em que não há abastecimento normal de água, até a definitiva solução do problema de abastecimento de água na cidade.

O Ministério Público também requer o pagamento de danos morais coletivos aos moradores do município devido à falta de água ocorrida no período de setembro a dezembro de 2015.

Também pede que a Caema não inclua o nome de qualquer consumidor em serviços de proteção ao crédito pelo não pagamento de contas de água referentes ao período acima citado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.