Chapadinha

SES promove projetos educativos de Vigilância

O projeto consiste em preparar alunos para desenvolver ações estratégicas em educação e saúde.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h38

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa), realiza, a partir desta segunda-feira (23), até sexta-feira (27), das 8h às 18h, no auditório da Caema, município de Chapadinha, atividades do Projeto Visa nas Escolas e o Curso de Capacitação nas Ações de Visa e Oficina de Trabalho para elaboração da Programação Anual de Visa.

O Projeto Visa nas Escolas consiste em preparar alunos para desenvolver ações estratégicas em educação e saúde, com foco em atividades educativas voltadas para a higiene corporal, alimentação saudável e uso correto de medicamentos. O projeto tem por meta, possibilitar a alunos de seis a 10 anos, da rede pública de ensino, e aos seus pais, aprendizagem de hábitos que garantam a melhoria da qualidade de vida.

Para o superintendente de Vigilância Sanitária, Arnaldo Muniz Garcia, a educação em saúde possibilita preparar uma geração mais consciente do seu papel importante dentro da sociedade, na busca de uma melhor qualidade de vida. "As ações de Vigilância Sanitária trabalhadas de forma educativa, com projetos que buscam novos conhecimentos, interagindo com alunos, se torna gratificante e importante. Porque esses alunos são o futuro da sociedade, verdadeiros agentes multiplicadores da aprendizagem", disse Arnaldo Garcia.

Na terça-feira, os alunos da rede municipal conhecerão melhor o trabalho desenvolvido pelos técnicos de Vigilância Sanitária, por meio de um grupo de teatro, que de forma lúdica, se apresentará às 9h. Já no período da tarde às 16h, será realizada na mesma escola, reunião com os pais dos alunos. Com o conteúdo sobre higiene corporal, alimentação saudável e uso correto de medicamentos, será trabalhado em sala de aula pelos professores da escola. Para isso alunos e professores receberão um Kit com cartilhas do Projeto Visa nas Escolas.

O Curso de Capacitação é ministrado para profissionais de Vigilância Sanitária dos municípios da Regional de Chapadinha. Dessa forma, contribui na preparação de um profissional consciente da promoção e prevenção da saúde, no âmbito da Vigilância Sanitária, de acordo com a Lei 8080/90, das diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde).

As informações são da Secom do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.