Desenvolvimento

Seminário Territorial de Cultura ocorre em Chapadinha

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h06

SÃO LUÍS - A quarta edição dos Seminários Territoriais de Cultura chegou, na manhã desta segunda-feira (26), ao município de Chapadinha, cidade escolhida para representar a mesorregião do Leste Maranhense e dar continuidade às discussões sobre o desenvolvimento cultural do Estado. O seminário tem como tema “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento do Maranhão”.

Na ocasião, o secretário Luís Bulcão ratificou a importância dos dois dias de reflexão no seminário e registrou que estas oportunidades são caminhos novos para as políticas públicas culturais do Estado. “Vocês que estão aqui presentes, são os verdadeiros fazedores da cultura em seus municípios. É nesse momento que devemos ter um diálogo franco e aberto para pensarmos o sistema municipal de cada cidade”, destacou.

A prefeita Danúbia Carneiro fez menção à necessidade de colocar a cultura como prioridade nas discussões políticas do estado e do município. “É uma grande alegria ter a cidade de Chapadinha como escolhida para sediar este seminário. Já determinei ao secretário municipal que o ano de 2010 seja o ano da cultura em Chapadinha. Precisamos colocá-la no mesmo nível de importância do que já é a educação, a saúde e a assistência social do município”, ressaltou.

Após a cerimônia solene, a programação iniciou com a palestra “A importância do sistema municipal de cultura”, proferida pelo secretário Luís Bulcão. Durante sua exposição, o secretário chamou atenção para o respeito que se deve ter com a diversidade cultural e com os direitos culturais de cada comunidade. “O respeito cultural é constitucional e é imprescindível considerar as potencialidades culturais de cada territorial, deixando claro o seu valor”, disse. Ainda na palestra, Luís Bulcão citou o papel do estado para o desenvolvimento da cultura, como: planejamento, fomento das atividades, preservação e valorização do patrimônio cultural, além do estabelecimento das marcas regulatórias para a economia de cultura.

Programação

Os debates e painéis expositivos continuaram no turno da tarde, a partir das 14h30, com a palestra “A conferência e o sistema municipal de cultura”, ministrada pelo técnico da Secma, Jeová Silva França.

Nesta terça-feira (27), último dia de debates, estão programados os painéis “Estrutura Organizacional da Secma”, “Memória e Preservação do Patrimônio Cultural Maranhense”, “Prestação de Contas de Contratos e Convênios” e “Programa Mais Cultura”.

O quarto seminário territorial recebe representantes de 24 municípios da mesorregião do Leste Maranhense, entre gestores, artistas e produtores culturais. Desde o dia 15 de outubro, os seminários já foram realizados nos municípios de Santa Inês, Pedreiras e Balsas. Em cada um, são programados fóruns de prefeitos e gestores para discutir a importância dos sistemas municipais de cultura. O próximo seminário acontecerá em Pinheiro, nos dias 29 e 30 de outubro.

As informações são da Secma.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.