Meio Ambiente

Índios prendem madeireiros em Centro do Guilherme

Ação para conter desmatamento aconteceu na Terra Indígena Alto Turiaçu.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
(Arte: Mauricio Araya / Imirante)

CENTRO DO GUILHERME – Na última quinta-feira (4), foram divulgadas imagens de índios da etnia Ka’apor realizando uma operação contra madeireiros que agiam no interior da Terra Indígena Alto Turiaçu, nas proximidades de Centro do Guilherme, cidade com 12 mil habitantes e que fica localizada a 189 quilômetros de São Luís. Outras quatro tribos da região auxiliaram os Ka’apor na ação.

Na operação, realizada no dia 7 de agosto, os índios agiram por conta própria, para protestar contra a falta de assistência e apoio do governo para expulsar os madeireiros ilegais de suas terras. Os indígenas correram atrás dos invasores, que foram rendidos e tiveram suas mãos amarradas. Alguns deles chegaram a ter parte das roupas retiradas.

Na mesma ação, os índios queimaram um caminhão e destruíram todos os acampamentos criados pelos madeireiros na Terra Indígena, além de abordar os não indígenas envolvidos no desflorestamento. A Alto Turiaçu tem cerca de 5.300 km² de área e abrange seis municípios maranhenses.

De acordo com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), os indígenas estão realizando ações de apreensão de madeireiros ilegais, em operações que já são conhecidas pelo órgão federal. A Funai informa, ainda, que já solicitou apoio policial para evitar excessos ou conflitos das duas partes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.