Apreensão

Pássaros silvestres são apreendidos em veículo na BR-316, em Caxias

Homem alegou que não sabia que é proibida a captura e o transporte de animal silvestre.

Imirante.com, com informações da PRF-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
O estado físico dos pássaros foi avaliado pela equipe da Sema.
O estado físico dos pássaros foi avaliado pela equipe da Sema. (Foto: Divulgação/PRF)

CAXIAS - Um homem foi autuado com dois pássaros silvestres presos em gaiolas, dentro de um veículo, na manhã dessa quinta-feira (6), no Km 557 da BR-316, em Caxias. A Polícia Rodoviária Federal deu ordem de parada porque no veículo havia excesso de lotação no compartimento de carga.

Durante abordagem, um homem, de 51 anos, afirmou ser o dono da mudança que estava sendo transportada na carroceria. Os agentes encontraram uma armadilha para capturar pássaros, também conhecida como alçapão, que estava vazia, e as duas gaiolas com um sabiá-branco e um sanhaço-cinzento.

O passageiro admitiu ter capturado os pássaros há um mês, no povoado Santa Filomena, em Caxias. Ele alegou que não sabia que era proibida a captura e o transporte de animal silvestre sem autorização do órgão ambiental.

Foi solicitada a presença de uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Caxias que compareceu na Unidade Operacional (UOP )da PRF de Caxias para realizar os procedimentos administrativos. Após avaliação do estado físico dos pássaros foi possível realizar a soltura do sabiá-branco na mata nativa. Já o sanhaço-cinzento foi levado para a Sema para passar por um treinamento e depois ser solto no seu habitat.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.