Irregularidade

Queijo clandestino é apreendido em Caxias

Imirante com informações da Aged

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

CAXIAS - Uma carga clandestina de 856 quilos de queijo foi apreendida em Caxias, nesta quinta-feira (12), pela Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) em parceria com a Polícia Rodoviária Federal. O produto estava sendo transportado em um veículo que saiu de Açailândia, no sul do Maranhão, com destino à Caucaia, no Ceará.

O técnico agropecuário da Aged, Reinaldo Macau, explicou que o queijo não possuía nenhuma documentação sanitária e era transportado em local não refrigerado. O motorista do veículo foi autuado e pagará multa de R$ 1 por quilo apreendido. "Toda a carga apreendida foi incinerada no lixão da cidade, conforme exige a legislação sanitária", informou o técnico.

A Aged realizou a operação em parceria com a Vigilância Sanitária de Caxias e a Polícia Rodoviária Federal. "É preciso que a população fique alerta e conheça a origem do queijo que será consumido, verificando algumas informações na embalagem, como o selo de certificação, data de fabricação e de validade", alertou Fernando Lima, diretor-geral da Aged.

Os estabelecimentos que processam produtos de origem animal devem ser registrados no serviço de inspeção oficial. As certificações podem ser emitidas pelos governos federal, estadual e municipal.

Os tipos de estabelecimentos que podem ser registrados nos serviços de inspeção oficial são os que vendem produtos como carnes, leite, pescados, ovos e mel e seus derivados.

O consumo de queijo clandestino pode provocar infecção alimentar e até mesmo transmitir doenças para os humanos. Quando produzido a partir de animais infectados com doenças como brucelose ou tuberculose, o produto é contaminado e apresenta alto risco de transferência dessas doenças para quem o consumir.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.