Aids

Muito precisa ser feito para combater o HIV em Caxias

Cinquenta e quatro casos foram diagnosticados na cidade somente este ano.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h29

CAXIAS – Ontem (1º), foi o Dia Mundial de Prevenção à Aids. Em Caxias, muito ainda precisa ser feito para combater o vírus. Cinquenta e quatro casos foram diagnosticados na cidade só este ano. E para a população falta algo fundamental: informação.

No Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), os testes de HIV são oferecidos gratuitamente. No CTA, é feita a prevenção e o diagnóstico. Em 2010, foram notificados 68 casos de Aids no município. Já neste ano, dos 7.500 exames feitos no CTA, 54 deles, os resultados foram positivos.

O programa municipal de DST/Aids implementou o projeto nascer para mães soropositivas. Em uma maternidade da cidade, elas recebem todo tipo de assistência para que não seja transmitido o vírus para a criança. No local, é feito o teste rápido e dado o diagnóstico. Caso seja positivo, ela recebe uma menidação na hora do parto e assim o bebê não nasce infectado. Muita gente ainda desconhece que há diferenças de ser soropositivo e ter Aids e o que deve ser feito após o diagnóstico.

Muitos assumem a sorologia, outros preferem omitir e viver na amargura. Mas essa palavra "amargura" está bem distante da vida de um homem ouvido pela reportagem da TV Mirante, que prefere não se identificar. Quando tinha 25 anos, trabalhava na lavoura, até que contraiu calazar. Ao procurar um hospital, descobriu estava com o vírus HIV. Casado e com dois filhos, tem uma vida absolutamente normal. O local que faz o tratamento hoje se tornou uma segunda casa, e os funcionários passaram a ser considerados da família.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.