Setor da construção civil está em expansão no município de Caxias

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h03

CAXIAS - Um dos mercados que mais cresce em Caxias é o setor da construção civil. As oportunidades na área aumentaram nos últimos anos. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Luís Henrique de Oliveira, o setor imobiliário está em alta na cidade e há muitos investimentos por parte do setor público e privado.

“Só ano passado, foram construídas uma média de 2.000 casas por meio de um programa do Governo Federal. Isso aumenta muito a mão-de-obra, o que acaba sendo bom, porque não falta oportunidade de trabalho”, acredita o líder sindical.

Segundo dados do sindicato, atualmente, mais de 1.300 pessoas estão empregadas. Como a concorrência aumentou, as construtoras têm buscado profissionais mais qualificados para atuar na área. É o caso do mestre de obra Moisés Rocha, que trabalha desde 1964 no setor. Ele sempre investiu no ramo e já fez cursos em São Paulo para se aperfeiçoar.

“Tenho quatro cursos de aperfeiçoamento, sendo um na área e outro em desenho arquitetônico. Hoje sou muito respeitado no meu trabalho e entre meus colegas. Se o empregado não se especializar, ele está fora do mercado”, garante o mestre de obras.

CONCORRÊNCIA

O autônomo João da Conceição trabalha há três anos como pedreiro. Por causa da concorrência, ele teme ficar desempregado. Hoje, ele busca investir no trabalho para aumentar o salário e se destacar na área. “Muita gente vem do interior em busca de vaga na construção civil, isto provoca um inchaço no mercado e eu não quero perder meu lugar”, conta o pedreiro.

Em Caxias, há muitos cursos de capacitação profissional na área. De acordo com o gerente do Serviço Nacional da Indústria (Senai/Caxias), Adilson Pinto de Souza, a duração média de cada curso não passa de 100 horas e há gratuitos também. “O interessado se inscreve e à medida que vão surgindo vagas nós o chamamos”, explica o gerente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.